Cariri volta a registrar chuvas após cinco dias

Após cinco dias, a macrorregião do Cariri voltou a receber chuvas, segundo  a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre as 7h de ontem e às 7h desta quinta-feira (14), houve precipitações em 21 municípios. A maior delas aconteceu em Cedro, que registrou 56 milímetros. A segunda maior caiu em Aurora: 43,2 milímetros.

Também choveu com destaque em Milagres (41 mm), Lavras da Mangabeira (33 mm), Altaneira (30 mm), Barro (29 mm) e Jati (29 mm).

Importante ressaltar que a macrorregião do Cariri, monitorada pela Funceme, também inclui municípios que compõem a região Centro-Sul na divisão política, como Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre, Cedro, Ipaumirim, Umari e Jucás. Isso acontece porque eles estão na Sub-Bacia do Salgado.

Assaré, por exemplo, que faz parte do chamado “Cariri Oeste”, registrou 36 milímetros de ontem para hoje, mas na divisão do órgão estadual compõe a macrorregião “Sertão Central e Inhamuns”. Campos Sales, naquela mesma região, registrou 25,4 milímetros. Salitre, Potengi e Araripe completam a lista de municípios que também tiveram precipitações. Estas localidades estão inseridas na Sub-Bacia do Alto Jaguaribe.

Apesar da água voltar a cair do céu, nenhum município do Cariri esteve entre as principais precipitações registradas nas últimas 24 horas no Ceará. Granja, na região Norte, registrou a maior chuva do ano no Estado com 176 milímetros. As ruas e avenidas ficaram alagas em diferentes pontos da cidade. 

Previsão
A previsão das Funceme para hoje e para os próximos dois dias é de céu nublado com chuvas em todas as regiões do Ceará. Há nuvens em todo Estado por causa da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que está presente sobre parte do oeste do Nordeste brasileiro.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis