Elmano de Freitas participa da assinatura de MP que irá beneficiar a transição energética do Nordeste

O governador Elmano de Freitas participou, nesta terça-feira (9), da assinatura da Medida Provisória (MP) que irá beneficiar a transição energética do Nordeste. Chamada MP das Energias Renováveis e da Redução Tarifária, a mudança na legislação atende diretamente aos pedidos realizados pelo Consórcio Nordeste (CNE), na última semana, como a licitação de linhas de transmissão necessárias para transportar a energia produzida na região. A cerimônia foi comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Elmano de Freitas ressaltou a importância da MP para o crescimento do Nordeste. “O senhor [presidente Lula] está garantindo uma grande transformação para o Nordeste neste início de 2024. O presidente que levou o Luz Para Todos para a casa dos nordestinos, neste momento, garante a estrutura necessária para o Nordeste e para o nosso desenvolvimento econômico, algo decisivo para a nossa região”, disse.

Também foi pedido do Consórcio Nordeste ao Governo Federal prorrogar por 36 meses o prazo de entrada em operação das usinas, já outorgadas, de modo a compatibilizar com o cronograma de execução das novas linhas de transmissão. A entrega de duas importantes demandas da região confirma o compromisso do Brasil com a transição energética do povo nordestino.

O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, ressaltou que a demanda futura de energia será contemplada com as novas usinas. “Estamos criando condições para que a oferta de energia solar, eólica e de biomassa se antecipem à nova indústria verde. É geração de emprego decente, renda e dignidade para nossa população”, afirmou.

Leilão
No último dia (28), em São Paulo, aconteceu o leilão de linhas de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na ocasião, o Ceará constava em três lotes e acabou beneficiado pela construção e manutenção de 1.991 km novas linhas, que terão investimento superior a R$ 5 bilhões.

Os três lotes foram arrematados pela Eletronorte, subsidiária da Eletrobras, somando mais de R$ 579 milhões negociados nessas concessões. Isso representa, considerando ainda os trechos desses lotes que atravessam Piauí, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Alagoas, a estimativa de geração de 10.400 empregos, sendo 4.100 no Ceará.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis