Terceira edição do “Concertos para a Chapada” acontece em Crato neste domingo (3)

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato, completa 7 anos de existência no próximo mês de março. Para dar início à programação de aniversário, a Vila da Música realiza, no dia 3 de março, às 9h, a 3ª edição do “Concertos para a Chapada”. O evento é gratuito, aberto ao público, e será realizado em frente à Vila da Música, com apresentações dos grupos Camerata de Violões Ágio Moreira, Duo Revoada, Veredas Sonoras, e participação especial dos Irmãos Aniceto, além da realização da Feira de Arte e Cultura do Belmonte.

“Esse projeto nasce primeiro dessa relação com a missão principal da Vila da Música, que é a formação em música instrumental, e também da relevância dos grupos artísticos da Vila ocuparem o palco como protagonistas dessa cena instrumental, além de receber outros grupos convidados que também compõem essa cena. O ‘Concertos para a Chapada’, nesta terceira edição, lança a programação de aniversário de 7 anos da Vila da Música, que será comemorado durante todo o mês de março, com muitas ações voltadas para a formação e também para a fruição. É um momento muito importante para nós que fazemos a Vila e para todo o Cariri”, ressalta a gestora executiva da Vila da Música, Lucinha Rodrigues.

Sobre as atrações
A Camerata de Violões Ágio Moreira, grupo artístico da Vila da Música, é pioneira na sua região pela arte de popularizar o instrumento em suas sutilezas, ao passo em que desenvolve uma singularidade interpretativa na execução solos, duos, trios, quartetos e organização orquestral para violões. Com um repertório dinâmico entre o popular e o erudito, dispõe de músicas folclóricas internacionais, música regional caririense, música armorial e música erudita contemporânea. Atualmente, o grupo desenvolve uma pesquisa junto às músicas de tradição popular, como bandas cabaçais, reisados e música armorial.

O Duo Revoada - Viola Armorial, atração da Paraíba composta por Francisco Andrade e Erik Pronk, vai ao palco do “Concertos para a Chapada” levar a música da viola nordestina, onde cada um dos músicos fará apresentações individuais, tocando um repertório de música armorial, composições e arranjos de Francisco Andrade e recriações para live looping de Erik Pronk, que além da viola de dez cordas, também tocará a viola de cocho. Ao final, os músicos unirão as suas violas para apresentar o trabalho que têm realizado no Núcleo de Viola Nordestina da UFPB, com recriação de temas armoriais compostos por Antônio Madureira.

O grupo Veredas Sonoras - Música Instrumental por Elas é uma proposta musical que surge a partir do encontro entre as musicistas Alda Maria, Tâmara Lacerda, Anna Jullya e Dinorah Miranda. O quarteto de música instrumental apresenta show que busca contemplar as grandezas e possibilidades do improviso, explorando arranjos na música, com repertório nordestino e brasileiro.

Irmãos Aniceto fazem participação especial
A tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, grupo criado em 1815 no Crato (CE), fará uma participação especial no encerramento das apresentações junto com a Camerata de Violões Ágio Moreira, que em seu repertório conta com músicas tocadas por este grupo da cultura popular.

Serviço:

O quê: Concertos para a Chapada - 3ª edição
Quando: 3 de março (domingo)
Horário: 9h
Local: Av. José Horácio Pequeno, Belmonte, Crato - CE (em frente à Vila da Música)
Gratuito e aberto ao público
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário