8 benefícios da cenoura que você não vai acreditar

Verdadeira "mina de ouro", a cenoura oferece uma boa dose de betacaroteno e uma quantidade considerável de fibras. Ela ajuda a proteger contra doenças cardíacas, determinados tipos de câncer, problemas de pele e muitos outros. Confira detalhes sobre os benefícios da cenoura! 

Benefícios da cenoura que você não vai acreditar
Originário do Afeganistão, o legume é nossa fonte mais abundante de betacaroteno, uma substância que funciona como antioxidante e que também pode ser convertida pelo corpo em vitamina A. 

1. Reduz o risco de doenças cardiovasculares 
Um estudo mostrou que voluntários que comiam aproximadamente uma xícara de cenoura por dia tinham uma redução média de 11% nos níveis de colesterol no sangue depois de apenas três semanas.

O efeito de redução do colesterol se deve provavelmente às fibras altamente solúveis presentes na cenoura, das quais a pectina é mais relevante. 

2. Ajuda na prevenção do câncer
A cenoura também contém carotenóides como o alfacaroteno, e bioflavonoides, que foram relacionados à redução do risco de câncer, em especial do pulmão. No entanto, alguns estudos mostram que os suplementos de betacaroteno podem ser prejudiciais para fumantes. 

3. Protege a visão
A cenoura ajuda na prevenção de alguns problemas de visão: a degeneração macular e a catarata. Também previne e trata a cegueira noturna, uma inabilidade de adaptação dos olhos à diminuição ou à ausência de luz.

4. Reduz o risco de diabetes 
O betacaroteno está ligado a uma redução no risco de diabetes. Um estudo demonstrou que as pessoas com níveis mais altos de betacaroteno tinham níveis de insulina 32% mais baixos (o que sugere um melhor controle da glicose no sangue) em relação àquelas com níveis mais baixos.

5. Previne a prisão de ventre
A fibra insolúvel presente na cenoura ajuda a prevenir a prisão de ventre ao adicionar maior volume aos alimentos digeridos. Ela proporciona uma sensação de saciedade, que também pode ser útil no controle de peso.

6. É rica em vitamina A
Além de funcionar como antioxidante, o betacaroteno também pode ser convertido pelo corpo em vitamina A, oferecendo benefícios como:

• Contribuições para a gravidez
• Melhora a saúde da pele e dos cabelos
• Reforça o sistema imunológico

7. Protege de raios UV
Como foi explicado no início, o betacaroteno presente neste legume pode ser convertido em vitamina A dentro do organismo, que ajuda o corpo a manter a saúde da pele e protegê-la dos raios UV. 

A alimentação é importante, mas o protetor solar também. 

8. Fortalece o sistema imunológico
Novamente por conta da vitamina A, a cenoura se torna um legume que traz sustentação ao sistema imunológico, ajudando na recuperação de doenças, sequelas e traumas. Além disso, ela luta contra radicais livres e evita o envelhecimento precoce das células. 

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis