Teleférico de Barbalha será inaugurado em outubro, anuncia Camilo Santana

Obra que começou em 2016, mas existe no papel há quase dez anos, o teleférico de Barbalha, município da Região do Cariri do Ceará, será inaugurado em outubro. A novidade foi anunciada pelo governador Camilo Santana nesta quarta-feira (29), em entrevista à TV Verdes Mares Cariri. 

Segundo o chefe do Executivo Estadual, o equipamento está em fase de testes há um mês, e já se encontra pronto para o lançamento. O investimento do Governo do Estado na intervenção foi de R$ 14 milhões.

O equipamento interligará a Vila do Caldas até o Mirante do Cruzeiro, de onde é possível ver o vale do Cariri, as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, e Barbalha, além de uma vista privilegiada da Chapada do Araripe. 

Teleférico terá capacidade para transportar até 660 pessoas por hora, percorrendo uma distância de 550 metros, a aproximadamente 150 metros de altura, em velocidade normal de 1,4 m/s

Teleférico de Juazeiro do Norte 
Outra grande atração que gera expectativa no povo caririense e também para turistas deve ser entregue ainda neste ano: o teleférico com bondinhos em Juazeiro do Norte. 

Segundo Camilo, a previsão é que toda a estrutura, com "equipamentos ultramodernos", fique pronta até novembro. O governador indicou que as cabines já estão sendo testadas. 

"Expectativa é que em novembro fiquem prontos os acabamentos externos, para que a gente possa inaugurar até o fim do ano", comentou o governador. 

No último dia 12 de setembro, Camilo divulgou nas redes sociais imagens da execução das obras da estrutura, que terá ponto de partida no Horto. À época, as obras estavam com 80% de acabamento. 

Cabines climatizadas 
Conforme o governador, todas as cabines serão climatizadas. Cada uma delas deve ter capacidade para oito passageiros. O percurso é de dois quilômetros entre as  estações Romeiros (inferior) e Horto (superior), a uma altura de 200 metros.

Os 26 equipamentos do teleférico foram fabricados na Áustria. O projeto abrange ainda a urbanização do entorno das duas estações, que terão estacionamento, quiosques, banheiros, entre outras estruturas. 

A ideia é que, nos 7 minutos e 30 segundos de cada trajeto, turistas tenham uma vista privilegiada de Juazeiro do Norte e da Chapada do Araripe, ao fundo.

O teleférico do Horto conta com investimento de R$ 71 milhões, com verba do Tesouro do Estado e do Governo Federal. As peças chegaram ao Ceará vindas da Europa no início de julho deste ano. Agora, a previsão de entrega do equipamento é até o fim de 2021.

Por Matheus Facundo

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis