18ª Romaria do Caldeirão discute ações em defesa da biodiversidade

As Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) e as Pastorais Sociais da Diocese de Crato promovem neste domingo (17), a 18ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão. O evento acontece às 8 horas, no Sitio Caldeirão e contará com a presença do Bispo Diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana.

Inspirada na Campanha da Fraternidade (CF), a tradicional romaria traz este ano o tema: “Cultivar e guardar a criação”, objetivando alertar a sociedade sobre a necessidade da preservação da natureza, de modo especial a fauna e flora cearense.  

Segundo Dom Gilberto Pastana, na ocasião haverá o plantio de mudas nativas com o intuito de estimular a participação dos romeiros na conservação da vegetação cearense. “Convido você meu irmão e minha irmã, para participarmos juntos desse momento celebrativo e reflexivo. Nessa eucaristia faremos um gesto concreto, plantando árvores nesse lugar, no Caldeirão, recordando, portanto, e testemunhando essa nossa necessidade de cultivarmos a criação. Então venha e participe conosco”, ressalta o bispo.

De acordo com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), cerca de vinte e duas espécies da vegetação cearense estão vulneráveis e ameaçadas de extinção, deste grupo, está o bioma Caatinga, que ocupa quase 100% do território. Dentre os principais fatores que elevam o agravo da biodiversidade no Ceará, está a perda e degradação de hábitat para a agricultura, a extração de recursos naturais e as queimadas, ocasionando assim, não só o fim de grande parte de espécies vegetais e animais, como também, a elevação dos riscos de desertificação de algumas áreas.

O caldeirão do beato
A comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, foi uma organização social autossustentável e religiosa, liderada pelo beato José Lourenço, fiel seguidor do Padre Cícero, que tinha como base os princípios cristãos de oração, fraternidade e trabalho coletivo. O movimento deixou um legado importante para o homem do campo, no que diz respeito a harmonia e o reconhecimento dos elementos da natureza, que lhes provia tudo que precisavam para a sua sobrevivência.

Serviço:
18ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão
Data: 17 de setembro de 2017 (domingo)
Local: Sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto – Crato/CE
(Situado entre os distritos de Monte Alverne e Dom Quintino)

Programação:
7h - Acolhida aos romeiros
8h - Santa Missa
10h – Apresentações culturais

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis