14 sintomas típicos de quem tem algum transtorno de ansiedade

Transtornos de ansiedade estão cada vez mais comuns, em parte graças a nossos hábitos e às pressões as quais nos vemos submetidos de tempos em tempos por motivos de estudo, trabalho, dinheiro, relacionamentos amorosos, familiares e por aí vai. A questão é que temos ouvido falar tanto sobre o assunto que é comum nos perguntarmos se, de repente, não temos algum desses transtornos. A seguir, confira alguns indicativos de que a ansiedade pode ter alcançado você também:

1 – Você se preocupa demais
Tudo, absolutamente tudo, deixa você preocupado: coisas pequenas, coisas grandes, coisas de todo dia e, por mais que você quebre sua cabeça tentando resolver o que acredita ser um problema, não consegue. A verdade é que quanto mais você pensa e se preocupa com alguma coisa, mais as coisas parecem preocupantes e mais você se preocupa. É uma bola de neve.

2 – Você tem dificuldades para pegar no sono
Problemas de ansiedade e dificuldade para dormir estão diretamente ligados, o que, de novo, pode ter a ver com a preocupação excessiva. Todo mundo já perdeu o sono em algum momento devido ao ritmo de pensamento acelerado, certo? Bem... Pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade têm essa dificuldade diariamente ou, pelo menos com uma frequência alta.

3 – Você vive tenso
Em termos de sintomas físicos, pode-se dizer que a tensão muscular está entre os mais comuns dos transtornos de ansiedade, afinal o stress nos deixa com os músculos contraídos.

4 – Você não sossega
Se você está sempre em alerta, não consegue parar quieto nem ficar calmo por muito tempo, pode saber que tem sinal de alerta aí. Pessoas com síndromes de ansiedade têm dificuldades de ficar com a mente calma, e o resultado é inquietação.

5 – Problemas digestivos
Seu sistema digestório está diretamente ligado com seu estado emocional, e, por isso, se você tem problemas intestinais, se tem azia e dores de estômago com frequência, se sente enjoo ou a sensação de frio na barriga sempre que está nervoso, já sabe a causa.

6 – Medo excessivo ou irracional
Aqui estão as pessoas que têm algum tipo de TOC e acreditam que precisam seguir padrões de checagem ou de comportamento para que coisas ruins não aconteçam. Se esse é o seu caso, se você checa várias vezes se as portas estão trancadas ou se sente a necessidade de seguir rituais de limpeza, por exemplo, procure ajuda médica.

7 – Perfeccionismo
Um dos sintomas mais comuns do TOC é o perfeccionismo, já que pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade tendem a realizar rituais e exigem que seus atos sejam perfeitos, sempre. Para essas pessoas, a perfeição é uma das poucas formas de se livrar da ansiedade em excesso.

8 – Pensamento acelerado
Pensamentos obsessivos são frequentes em pessoas com transtornos de ansiedade. Elas geralmente ficam martelando a mesma coisa repetidas vezes, afinal o cérebro da pessoa ansiosa é hipervigilante e está ligado a tudo, sem parar. Isso pode ocorrer por meio de pensamentos sobre o que a pessoa poderia ou não ter dito ou sobre as coisas que podem dar errado em sua vida, por exemplo.

9 – Coração acelerado
Um dos sintomas claros tanto da ansiedade quanto da crise de pânico é o aumento dos batimentos cardíacos, a respiração ofegante e uma sensação de aperto no peito, além de palpitações. Esses sintomas podem começar de leve, mas geralmente conduzem a ataques de pânico. Se acontecer com você, procure ajuda médica.

10 – Flashbacks
Alguns transtornos de ansiedade são causados por traumas e, por isso, essas pessoas acabam tendo lembranças vívidas de momentos traumáticos com frequência, o que também pode indicar a síndrome do stress pós-traumático.

11 – Não gostar de estar em evidência
Pessoas com transtornos de ansiedade geralmente não curtem intenso convívio social e se sentem desconfortáveis se precisam falar em público ou fazer alguma apresentação – esse tipo de situação causa grande stress a essas pessoas, que se sentem julgadas e criticadas.

12 – Fadiga
A síndrome da fadiga crônica é uma sensação constante de falta de energia, causando exaustão frequente e a dificuldade para realizar até mesmo as tarefas mais simples.

13 – Crises de pânico
Um dos sintomas mais extremos dos transtornos de ansiedade é, certamente, a crise de pânico, que acontece quando a sensação de medo e desconforto é intensa demais e a pessoa simplesmente não consegue lidar com isso. Entre os sintomas das crises de pânico estão suor excessivo, palpitações cardíacas, aperto no peito, náusea, tontura e aceleramento cardíaco.

14 – Comportamento compulsivo
Parecido com o que ocorre em alguns tipos de TOC, é comum que pessoas que têm transtornos de ansiedade apresentem comportamentos compulsivos, que se manifestam justamente para acabar com a ansiedade. Isso pode ser desde a necessidade de lavar as mãos inúmeras vezes até o desenvolvimento de algum vício.

Se você acha que alguns desses sintomas descreveram a sua vida, procure orientação psiquiátrica e psicológica. Transtornos de ansiedade são muito mais comuns do que se imagina e, felizmente, há tratamento medicamentoso e terapêutico para eles. Não sofra sozinho, não ache que você é uma pessoa estranha ou fora do padrão – talvez só esteja na hora de procurar ajuda mesmo, e não há nada de errado nisso.

Fonte: Mega Curioso (Via The Active Times)

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis