Barragem do Rosário, em Milagres, registra cheia nesta quinta-feira (22)

A chuva de 27 milímetros registrada, entre esta quarta-feira e quinta-feira (22), neste Município no Cariri cearense, a maior da região, fez a barragem do distrito Rosário sangrar. A lâmina de água na ponte do Riacho dos Porcos chegou a 30 cm de altura, enquanto no fim dela, chega a 50 cm. O local fica a cerca de 3 km da sede do Município. Com a cheia, pescadores aproveitaram para pescar com suas tradicionais tarrafas.

Como uma das entradas do Município, a ponte, por enquanto, tem recebido carros de pequeno porte. Por causa das chuvas, o trecho possui marcações laterais de ferros de 1 metro de altura. No entanto, caso as chuvas se intensifiquem, para a segurança dos motoristas é importante que os veículos menores entrem ou deixem a cidade pela BR-116.

O volume de água no Riacho dos Porcos aumentou com as chuvas entre 7h de segunda-feira e às 7h da última terça-feira (20), no qual foram registrados 148 milímetros no Sítio Serra Brava, 88 milímetros no Sítio Saco e 37,5 milímetros na sede de Milagres. Com elas, muita lama se formou na cidade, algumas comunidades ficaram ilhadas e uma van afundou em um buraco formado em uma avenida, ao lado do Hospital Municipal.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ailton Crisóstomo, ele está indo, pessoalmente, visitar a barragem e ver se apresenta algum problema em sua estrutura. Ele adverte que com o volume aumentando, só veículos maiores, como caminhões e ônibus, conseguem trafegar sobre a ponte.

“Geralmente, fica o pessoal do Demutran avisando durante o dia, mas como não pode fazer o controle sempre, principalmente de madrugada, é recomendado que os veículos voltem pela BR-116”, pontua o titular da Pasta.

Com seu curso inteiro na região do Cariri, o Riacho do Porcos é um dos afluentes do Rio Salgado, desaguando no distrito de Ingazeiras, em Aurora. Com sua água, ele contribui com o aumento da vazão até chegar ao Rio Jaguaribe, em Icó, que abastece o Açude Castanhão.

Previsão
Para esta sexta-feira (23), a expectativa é de nebulosidade variável ao longo do dia, com eventos de chuva em todas as regiões do Estado. A mesma projeção é feita para o próximo sábado (24).

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis