P3 Midia

P3 Midia

Combinações de alimentos que não fazem bem à saúde

Até mesmo uma criança sabe que misturar leite com peixe frito pode ser uma péssima ideia. Mas esse não é o único exemplo de combinação ruim, existem muitos outros alimentos que, quando combinados, não fazem muito bem ao nosso corpo. Quando ingeridos ao mesmo tempo, podem fazer mal ao sistema digestivo e causar mal estar.

Juntamos algumas dicas de profissionais da nutrição e trazemos 8 exemplos de pratos que é melhor evitar.

Sanduíche + café
Um café da manhã rápido em geral é composto de um café e um sanduíche de queijo. Infelizmente, em casos assim, diga ’adeus’ para os benefícios do queijo. Os carboidratos simples que se encontram no pão impedem que o cálcio seja absorvido. Se você acrescentar café (sobretudo o instantâneo), o processo vai por água abaixo.

Conselho: se você não pode evitar essa combinação e adora um sanduíche, pelo menos substitua o café por um chá verde.

Tomates + pepinos
É muito comum comer uma salada de tomate e pepino, principalmente em dias de calor. Não obstante, pesquisas recentes demonstraram que a mistura destes dois vegetais viola algumas reações bioquímicas do corpo. Quando misturados, sais que causam inchaço são formados. Além disso, as vitaminas não são absorvidas completamente.

Conselho: é melhor consumir esses alimentos separadamente, Por exemplo: hoje você come uma salada de tomate e, amanhã, uma de pepino.

Batatas + carne
Sim, sabemos que é muito difícil resistir à tentação de comer batata frita e hambúrguer, mas essa combinação é muito pesada para o nosso corpo. O amido (presente nas batatas) precisa de um ’entorno’ alcalino para a sua digestão. Já a proteína precisa de um ’entorno’ ácido. Juntos, os alimentos ficam parados durante muito tempo no estômago e podem causar dor, arrotos, gases e outros problemas.

Conselho: é melhor combinar a carne com verduras sem amido: aspargos, brócolis, couve-flor, alface, abobrinha, etc.

Massa + carme moída
Por razões similares, é bom evitar a combinação de massa e carne moída. As glândulas salivares secretam enzimas que transformam os carboidratos em açúcares simples. A ’mistura’ da proteína (carne) com os açúcares cria compostos perigosos que podem causar doenças cardiovasculares.

Conselho: é melhor comer uma boa massa sozinha com um belo molho. Deixe a carne para outro dia.

Cerveja + frutos secos
Hoje em dia uma das misturas mais encontradas em bares. Todo mundo sabe que é só abrir uma cervejinha que a vontade de comer algum aperitivo aparece na hora. Se alguém colocar um prato com frutos secos na nossa frente, é quase impossível resistir. Os alimentos com muito sal não fazem bem ao corpo porque causam desidratação e estimulam o desejo de beber mais.

Conselho: tente beber um chá gelado ao invés d cerveja, pelo menos de vez em quando.

Produtos lácteos + abacaxi
As frutas ácidas desaceleram a digestão e a tornam mais pesada, principalmente pela manhã. Além disso, o abacaxi contém um complexo de enzimas chamado bromelina que, quando combinado com produtos lácteos, pode causar intoxicação.

Conselho: é melhor comer uma ameixa ao invés de abacaxi, por exemplo.

Leite + banana 
A dupla leite e banana ficou muito popular entre as pessoas que mantêm um estilo de vida saudável, principalmente pela velocidade de preparo. Não obstante, o debate sobre os benefícios dessa combinação ainda estão em aberto. Segundo nutricionistas, todas as frutas, especialmente as doces, devem ser consumidas sozinhas, não com outros alimentos. Elas ficam no corpo durante muito tempo, tornam a digestão mais lenta e são mal absorvidas quando consumidas com outros alimentos.

Conselho: coma banana entre as refeições.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis