Soldadinho do Araripe é tema de selo dos Correios

Com o objetivo de alertar sobre a situação de três aves brasileiras em perigo crítico de extinção, os Correios lançaram, na noite desta segunda-feira (26), selos postais alusivos aos pássaros rolinha-do-planalto, pararu-espelho e Soldadinho-do-Araripe. A solenidade aconteceu no auditório do GeoPark Araripe.

Segundo o diretor regional dos Correios no Ceará, Erico Jovino Sales, os selos serão utilizados em correspondências de todo País e também as que possuem destinação para o exterior. O postal especial "Aves Brasileiras", que engloba as três aves ameaçadas de desapareceram da natureza, tem tiragem de 1.950.000 selos, os quais foram impressos pela Casa da Moeda do Brasil. Erico destacou a importância de se trabalhar a temática de forma abrangente para "conscientizar as pessoas quanto à importância de preservar a natureza e sua biodiversidade".

O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), José Patrício Melo, se disse emocionado com a emissão dos selos, que definiu ser um marco na preservação da biodiversidade da Chapada do Araripe. "Sabemos que é um processo muito extenso para que os Correios definam as estampas dos selos. Então, esse lançamento é um estímulo a mais para tentar reverter esse quadro crítico em que se encontra o Soldadinho e as demais aves ameaçadas".

Após o lançamento, o biólogo Weber Girão, pesquisador que participou da expedição que descobriu o Soldadinho-do-Araripe, em 1996, ministrou palestra. Segundo ele, a ave pode ser extinta completamente em 15 anos, caso "nenhuma intervenção seja feita com extrema urgência". O biólogo destaca a perda do habitat natural da ave, provocada pelo desmatamento e pela degradação de mananciais, como um dos principais fatores para redução da espécie.

Os produtos podem ser adquiridos no site dos Correios (www.correios.com.br) e, em breve, nas agências, por R$ 1,25. O lançamento já foi feito em Brasília, João Pessoa, Foz do Iguaçu e Poços de Caldas. "Os selos entram em circulação em junho fazendo alusão ao Mês do Meio Ambiente", pontuou Erico.

O soldadinho é encontrado somente no Sul do Estado, em Barbalha, Crato e Missão Velha. O habitat é a encosta Nordeste da Chapada do Araripe. Já o pararu-espelho é uma pomba encontrada na Mata Atlântica e que está desaparecida desde os anos 80. Observadores de aves e ornitólogos, afirmam que, apesar de não ser visto há quase 30 anos, o pássaro ainda não pode ser considerado extinto. Estima-se que existam apenas 50 pássaros da espécie, o que o coloca na categoria crítica de extinção. A rolinha-do-planalto também só é encontrada no Brasil. É uma das espécies menos conhecidas do mundo. Antes de ser redescoberta, em 2015, havia passado 75 anos ser documentada.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis