Semace suspende autorizações para emissão de fogo controlado em todo o Ceará

Por conta do período de estiagem no Estado, quando a mata seca e fica mais vulnerável às queimadas, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) suspendeu, nesta quarta-feira (28), a emissão de autorização de fogo controlado em todo o Ceará. Conforme a pasta, o objetivo é proteger a cobertura florestal da Caatinga.

De acordo com a Semace, a suspensão ficará mantida até dezembro deste ano, obrigando o agricultor familiar a adiar as queimadas para janeiro de 2018, período em que a Superintendência voltará a emitir autorização para o fogo controlado. “Todas as prefeituras estão sendo acionadas, para que as secretarias de meio ambiente e de agricultura divulguem a proibição e impeçam as queimadas”, informou o diretor Florestal da pasta, Djalma Paiva.

No total, 170 pedidos de autorização de fogo controlado tramitam por ano na autarquia, originados da agricultura familiar. Senador Pompeu e Piquet Carneiro são os municípios que mais demandam. Conforme a Semace, as solicitações que atualmente tramitam na autarquia ficarão paradas até o fim do recesso.

A medida, porém, não afeta as empresas que produzem carvão vegetal, que cumprem outro procedimento de licenciamento para a queima de lenha.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis