Você sabia? Não é a ferrugem que causa tétano

Pregos enferrujados são uma grande ameaça a nossa saúde, certo? Afinal de contas, desde que nos conhecemos por gente escutamos que objetos metálicos oxidados são potenciais transmissores de tétano. Sim, de fato, são. Mas não se prenda à questão da oxidação: um prego aparentemente limpo ou mesmo um arranhão de um animal também podem transmitir a doença.

O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, encontrada, em geral, no solo, na poeira e em fezes de animais. Então, se você se ferir com algum objeto que tenha sido exposto à bactéria, independentemente de haver ferrugem, você pode se infectar.

O fato de a bactéria ser encontrada no solo e no estrume faz, inclusive, que jardineiros e outros trabalhadores agrários estejam potencialmente expostos à doença. A população urbana também não está totalmente segura: uma calçada ou uma rua empoeirada podem abrigar muitas bactérias Clostridium tetani.

Por que, então, há a máxima de que objetos metálicos enferrujados transmitem tétano? A oxidação cria fendas que permitem o alojamento da bactéria. E, se um prego chegou a enferrujar, ele pode, também, ter sido sido exposto a solos contaminados --ou a sujeiras e poeiras que contenham a bactéria.

O Clostridium tetani, no entanto, não é perigoso no solo ou na pele. Isso porque ele só pode se reproduzir em um ambiente privado de oxigênio, como ocorre em ferimentos. As cavidades geradas pela oxidação de um metal dão à bactéria um lugar para se esconder, mas ela só faz "seu trabalho" de infeção em um ferimento de punção (quando nos "furamos" com pregos, por exemplo) no corpo humano.

Dentro da ferida, a bactéria ibera uma neurotoxina altamente poderosa conhecida como tetanospasmina. Basta uma pequena quantidade dela dentro do corpo para que o sistema nervoso seja afetado, reagindo com contrações musculares e espasmos.

Caso a pessoa que tenha sido infectada (e não tenha tomado vacina anteriormente), não seja tratada imediatamente com uma antitoxina chamada imunoglobulina antitetânica, o corpo pode "congelar" completamente, podendo levar à morte.

É prudente, então, que além de desviar de pregos enferrujados, você tome cuidado para não se furar com qualquer tipo de objeto não esterilizado --além de estar com as vacinas em dia, claro.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis