Tudo o que você queria saber sobre as promoções de passagens aéreas

Quantas vezes a seguinte situação já aconteceu com você?

É divulgada uma promoção de passagens aéreas com 90% de desconto, então você corre no site da companhia, pesquisa diversas vezes e só encontra preços de passagens bem parecidos com os praticados normalmente.

Todo mundo que compra passagens aéreas passa por essa frustração. Na hora dá uma revolta enorme, você se sente enganado e jura que nunca mais vai cair nessa “pegadinha”, até que vê o anúncio de outra promoção com passagem de volta por apenas R$ 29,00. Nova frustração, você pesquisou diversas vezes e o preço da passagem de volta é praticamente o mesmo da passagem de ida. Por que isso acontece?

Será propaganda enganosa? As companhias aéreas estão agindo de má fé? Elas se divertem enquanto eu fico horas procurando pelas passagens aéreas baratas que não existem?

Não é má fé, caro amigo. As promoções existem sim. O que acontece é que para as empresas aéreas conseguirem praticar estes preços, existem 7 detalhes que você deve observar:

1) Prazo da compra
Este é um detalhe importantíssimo, pois é o primeiro erro que as pessoas cometem. A maioria das promoções começam as 0h de sábado e vão até as 6h da manhã de segunda, então não adianta procurar passagens com desconto as 10h da manhã de segunda, se a promoção não estiver vigente, não tem passagem promocional. Então certifique-se de que a promoção está ativa.

2) Período de voo
Outro erro bem comum. Todas as promoções de passagens aéreas determinam um intervalo onde você deve efetuar sua viagem. O desconto só é concedido para voos realizados entre essas datas e nós acabamos procurando por voos fora desse intervalo, por puro descuido. Algumas vezes a data de ida e volta precisam estar neste período, outras vezes apenas a data da ida ou da volta. Sendo assim, certifique-se de que a data dos voos esteja dentro do intervalo determinado pela companhia aérea.

3) Número de assentos disponíveis
Dos mais de 200 lugares de um voo, quantos você acha que estão à venda com 90% de desconto? Será que uns 10% dos lugares? Não, definitivamente não. Geralmente esse tipo de desconto é válido para 2 ou 3 lugares, então quem chegar primeiro ganha. Outros (poucos) lugares terão um desconto menor e a maioria dos lugares estará praticamente com o preço normal. Por isso a dificuldade de se conseguir um desconto desses. Quando você faz a pesquisa no sábado de tarde, estes lugares já foram comprados.

4) Antecedência da compra
Geralmente o intervalo para realização dos voos compreende um período grande, por exemplo de 12/05 a 30/06. A probabilidade de encontrar um bom desconto nas passagens com datas mais próximas do final da promoção são muito maiores. Quanto mais antecedência você comprar uma passagem, melhor.

5) Dia da semana
Todo mundo quer viajar na sexta a noite e voltar no domingo a noite ou na segunda pela manhã a tempo de ir pro trabalho, certo? Justamente por isso as passagens nestes horários são mais caras e dificilmente você encontrará um trecho promocional. Experimente buscar trechos as terças ou quintas e surpreenda-se.

6) Permanência mínima no destino
Muitas promoções exigem que o cliente fique duas ou três noites no destino. Atente para este detalhe. Você não vai conseguir um preço promocional se estiver viajando numa segunda com volta na quarta se existir a obrigatoriedade de passar três noites no destino. Um detalhe bobo, mas que faz toda a diferença.

7) Compra do trecho de ida e volta
Não tem jeito, 99% das promoções de passagens aéreas exigem a compra da passagem de ida e volta, daí por descuido na hora da pesquisa a gente busca só pelo trecho de ida pra comparar o preço do trecho. Se não prestar atenção a esse detalhe, não vai encontrar a passagem barata.

Antes de se sentir enganado, tenha certeza de que leu todas as regras e que está fazendo a pesquisa correta. Certifique-se da vigência da promoção, período da viagem, permanência mínima no destino e obrigatoriedade da compra do trecho volta. Lembre-se também de que as poucas passagens promocionais já podem ter se esgotado. Horários menos atrativos sempre tem uma chance maior de ainda estarem disponíveis. Dias de semana e antecedência da compra são ótimas dicas para encontrar a passagem que você quer.

Curta nossa página no Facebook

AddThis