Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Chuvas intensas provocam alagamentos e quedas de árvores no Crato; teto de posto de combustíveis desabou

Chuvas intensas registradas na tarde desta terça-feira (17) provocaram diversos transtornos no Crato. As fortes precipitações, acompanhadas de ventanias, causaram quedas de árvores em algumas localidades e o desabamento da cobertura de um posto de gasolina desativado, localizado na área central da cidade. Apesar dos danos estruturais, não houve registro de vítimas.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Humberto Júnior, equipes realizaram atendimentos em diferentes pontos do município, principalmente por conta de alagamentos e ocorrências relacionadas ao vento.

Entre as principais situações registradas estão:

  • alagamentos no Centro, especialmente entre as ruas Tristão Gonçalves e Monsenhor Esmeraldo;
  • queda da parede de uma residência no Conjunto Vitória Nossa, com interdição do local;
  • alagamento na Avenida José Alves de Figueiredo, em razão do canal do Rio Granjeiro;
  • queda de uma árvore sobre a fiação elétrica em via pública, no bairro Sossego.

Segundo Humberto Júnior, os alagamentos na área central ocorreram por uma característica geográfica da região.

“O Centro do Crato é a calha de um rio, então todas as águas convergem para o Centro. Como o canal está em construção, toda a água não conseguiu adentrar devido a uma mureta. Houve alagamento pelo lado de fora do canal, não é que o canal transbordou”, explicou, ressaltando que não houve invasão de residências.

Prefeitura descarta prejuízos à população
Em nota oficial, a Prefeitura do Crato informou que “não houve nenhuma ocorrência com danos à população”. Segundo a gestão municipal, com o fim da chuva, a água passou a escoar normalmente nas ruas que apresentaram alto volume e pontos de alagamento momentâneo, especialmente nas áreas centrais da cidade.

A administração municipal também destacou que a Rua Tristão Gonçalves deverá receber, em breve, obras de drenagem do Riacho da Matinha e que segue monitorando as áreas mais vulneráveis do município.

Já a requalificação do canal do Rio Granjeiro, citada pelo coordenador da Defesa Civil, conta com investimentos de R$ 104 milhões do Governo do Estado e tem previsão de entrega para setembro deste ano.

Rede de aviso e alerta
O Crato e toda a região do Cariri estavam incluídos em um aviso meteorológico de chuvas intensas de risco médio, emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O alerta foi válido das 17h desta terça-feira (17) até as 9h da quarta-feira (18).

O aviso tem caráter preventivo e alerta para a possibilidade de fenômenos adversos, como chuvas intensas, ventos fortes e descargas elétricas, que podem representar riscos à população.

O tenente-coronel Holdayne Pereira informou que a Defesa Civil do Estado acompanha a situação no extremo sul do Ceará e que alertas foram enviados via SMS e mensagens para moradores cadastrados no sistema de aviso.

A população interessada em receber os alertas pode se cadastrar enviando um SMS com o CEP da localidade para o número 40199 ou pelo WhatsApp, no número (61) 2034-4611, que também fornece orientações técnicas de proteção.

Por Bárbara Antonelli

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário