Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Funceme emite dois alertas de chuvas intensas para o Ceará entre terça e quarta-feira

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Ceará com validade entre esta terça-feira (17) e a quarta-feira (18). Além das precipitações, os avisos apontam risco de descargas elétricas e rajadas de vento em diversas regiões do Estado.

O primeiro alerta é válido das 13h às 23h desta terça-feira (17). Já o segundo começa às 22h de terça e segue até as 9h da quarta-feira (18), ampliando a área de abrangência das condições adversas.

Chuvas no noroeste do Estado
De acordo com a Funceme, no primeiro período as chuvas devem se concentrar principalmente na porção noroeste do Ceará, atingindo macrorregiões como o Litoral Norte, Litoral do Pecém e Ibiapaba.

Entre os municípios com maior probabilidade de registro de eventos meteorológicos adversos, classificados com risco potencial entre 20% e 40%, estão Acaraú, Sobral, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Tianguá e Ubajara.

Alerta se estende ao Cariri e Interior
O segundo alerta, válido entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira, indica possibilidade de chuvas intensas em todos os municípios do Cariri, além de alcançar cidades das regiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns.

Nessas áreas, também não está descartada a ocorrência de ventos fortes e descargas elétricas, o que pode provocar transtornos como alagamentos pontuais, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Diferença entre aviso e previsão
A Funceme ressalta que os avisos meteorológicos possuem caráter preventivo e se diferenciam da previsão do tempo convencional. Enquanto a previsão apresenta as condições esperadas para determinado período, os alertas são voltados para fenômenos que podem representar riscos à população.

As análises são baseadas em modelos numéricos globais e regionais, além de sistemas de monitoramento contínuo das condições atmosféricas.

O órgão orienta que os moradores das áreas sob alerta acompanhem as atualizações oficiais e, em caso de necessidade, sigam as recomendações da Defesa Civil para evitar situações de risco.

Por Marcelo Lemme

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário