O trabalho ininterrupto das Forças de Segurança do Ceará resultou na prisão ou apreensão de 1.851 pessoas ligadas a organizações criminosas entre janeiro e setembro de 2025. O número representa um aumento de 86,6% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registradas 992 capturas. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
No mesmo período, o estado também registrou crescimento nas prisões por homicídio. Ao todo, 2.148 suspeitos foram detidos por envolvimento nesse tipo de crime, o que representa um aumento de 33,4% em relação ao ano passado, quando foram contabilizadas 1.610 prisões entre janeiro e setembro.
Ao somar todas as modalidades criminosas, o Ceará contabilizou 26.956 prisões ou apreensões em 2025, um crescimento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (22.750). As capturas incluem ações decorrentes de flagrantes e cumprimento de mandados judiciais em todo o território cearense.
📈 Crescimento em todas as regiões do estado
Segundo a Supesp, os resultados refletem a expansão das ações de inteligência e repressão qualificada ao crime. Todas as regiões do Ceará apresentaram crescimento no número de capturas relacionadas ao crime organizado. Em Fortaleza, o número de prisões de suspeitos de integrar facções criminosas saltou de 240 em 2024 para 600 este ano, um aumento de 150%. Na Região Metropolitana, o crescimento foi de 73,4%, enquanto o Interior Norte registrou alta de 62,5% e o Interior Sul, 52,1% de aumento nesse tipo de ocorrência.
Somente em setembro deste ano, o Ceará registrou 433 prisões ligadas a facções, um aumento expressivo de 279,8% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram registradas 114 capturas.
⚠️ Prisões por homicídio também aumentam
As prisões por homicídio também avançaram em todas as regiões. Em Fortaleza, o crescimento foi de 37,9%; na Região Metropolitana, 30,4%; no Interior Sul, 48,2%; e no Interior Norte, 16,4%. Segundo os dados, os índices refletem a intensificação das investigações e cumprimento de mandados coordenados pelas polícias Civil e Militar, com apoio da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
🛡️ Operações reforçam combate ao crime
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, afirmou que os números demonstram o fortalecimento das operações integradas no estado.
“Essas prisões são difíceis e exigem coragem, profissionalismo e habilidade. Elas são resultado de um trabalho que envolve integração entre as forças, apoio do Ministério Público e validação do Poder Judiciário. Todo o esforço é feito para proteger a população cearense”, destacou.
🚔 Crimes diversos também tiveram aumento
Além dos crimes relacionados a facções e homicídios, outras modalidades também apresentaram crescimento. Em Fortaleza, foram 9.774 prisões por crimes diversos em 2025, contra 8.313 no ano anterior. A Região Metropolitana foi a que teve maior crescimento percentual, com aumento de 18,7% nas capturas. O Interior Sul registrou crescimento de 17,2%, enquanto o Interior Norte teve aumento de 7,2%.

Nenhum comentário:
Postar um comentário