Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Ceará passa a contar com Carreta da Saúde da Mulher para reforçar o atendimento especializado no estado

O Ceará recebeu do Governo Federal nesta sexta-feira (17), a Carreta da Saúde da Mulher, em cerimônia realizada no município de Russas. A iniciativa do programa Agora Tem Especialistas tem como foco a prevenção do câncer de mama – o que mais mata mulheres no Brasil – e do colo do útero – o quarto que mais causa óbitos.

A cerimônia de entrega contou com a participação do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde do Estado, Tânia Maria Coelho, entre outras autoridades.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, a Carreta da Saúde da Mulher representa um reforço ao trabalho de regionalização do tratamento oncológico que o Governo do Ceará vem priorizando. “Aqui mesmo, no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), já realizamos tratamentos e cirurgias oncológicas. Portanto, essa é mais uma importante ação voltada à saúde da mulher. Quero agradecer, em nome do povo cearense, ao Governo Federal, que vem fortalecendo a saúde do nosso estado com mais um gesto concreto por meio dessa carreta, que vai circular pelo Ceará para atender as mulheres e ampliar as ações de prevenção”, discursou.

A iniciativa, realizada pelo MS em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS) e apoio do Governo Estadual, amplia a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos para pacientes do SUS que estavam à espera de atendimento. Dessa forma, busca reduzir as desigualdades regionais na assistência especializada.

“Essa carreta tem grande capacidade para abrigar equipamentos de alta tecnologia, com profissionais treinados e especializados. Tudo isso próximo das pessoas e com a possibilidade de se deslocar, estando aqui e, em 30 dias, em outra região, reduzindo o tempo de espera e as filas, e promovendo uma gestão compartilhada com o Governo do Estado e com as prefeituras”, destacou o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, reforçando que esse é o propósito do programa Agora Tem Especialistas.

Para a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, receber a Carreta da Saúde durante o Outubro Rosa é bastante simbólico. “Nós estamos realizando um grande movimento no Ceará para alertar as mulheres sobre a importância de realizar seus exames preventivos, pois o câncer de mama, quando detectado precocemente, tem cura. Portanto, queremos que todas as mulheres da região procurem suas unidades de saúde, façam seus cadastros e possam realizar seus exames”, ressaltou.

Além da unidade móvel que irá atender Russas e região, outra Carreta da Saúde foi entregue neste sábado (18), em Juazeiro do Norte. O governador Elmano de Freitas, ao lado das demais autoridades, também participaram do ato na terra do Padre Cícero. De acordo com o MS, o investimento destinado à ação durante o Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões, com 28 unidades móveis atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas cinco regiões do país.

Saúde especializada para todas
Equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado estão preparadas para atender nas Carretas da Saúde da Mulher. Para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, estão disponíveis mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo de mama e exame anatomopatológico.

Já nos procedimentos para rastreamento do câncer de colo do útero, as unidades contam com colposcopia, biópsias e exames anatomopatológicos, além de procedimentos terapêuticos, entre outros. Para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.

Serviços estaduais de tratamento contra o câncer
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registrou um incremento de 13% no número de exames de mamografia realizados no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. No contexto da prevenção diagnóstica do câncer de mama, o aumento representa um maior alcance no rastreamento e na detecção precoce de sinais da doença e de outras anomalias no tecido mamário, ampliando as chances de tratamento bem-sucedido e de cura.

Para alcançar esse resultado, o Governo do Ceará conta com algumas estratégias. Uma delas é o envio de mensagens via aplicativo WhatsApp, direcionadas às mulheres na faixa etária recomendada para o exame, cadastradas nos sistemas da Saúde do Estado. A ação busca incentivar a realização da mamografia, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

Em toda a rede pública de saúde, os cearenses contam com mamógrafos instalados em hospitais e policlínicas para a realização dos exames. Além disso, a regionalização dos serviços públicos tem oportunizado o tratamento oncológico em unidades como o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte – o primeiro da rede pública estadual no interior – e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. O Centro de Atendimento ao Câncer de Crateús é o terceiro serviço de tratamento entregue à população do interior do Estado.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário