Nesta sexta-feira (20), o governador Elmano de Freitas entregou mais 20 novos carros a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), totalizando 79 veículos entregues desde 2023.
De acordo com o governador, a renovação da frota é uma das ações estratégicas para ampliar o atendimento prestado aos 184 municípios pelos 40 escritórios locais da Agência, garantindo maior presença em campo, agilidade nas ações sanitárias e maior eficiência nas atividades de fiscalização agropecuária.
“A Adagri protege as nossas produções agrícolas e rebanhos. São esses profissionais de várias áreas que trabalham para garantir que o Ceará, que tem um rebanho importante e produção de frutas, seja protegido”, disse Elmano de Freitas, também citando investimentos na reestruturação dos escritórios e realização de concurso público com 120 vagas.
Os 20 veículos serão distribuídos para as 14 regionais administrativas da Agência:
- Regional da Serra da Ibiapaba
- Regional do Cariri/Crato
- Regional do Centro Sul
- Regional do Sertão Central
- Regional do Sertão dos Inhamuns
- Regional do Vale do Jaguaribe
- Regional Litoral Leste
- Regional Litoral Norte
- Regional Litoral Oeste/Vale do Curú
- Regional Maciço de Baturité
- Regional Metropolitana de Fortaleza
- Regional Sertão de Canindé
- Regional Sertão de Sobral
- Regional Sertão dos Crateús
O titular da SDE, Domingos Filho, destacou que o trabalho dos profissionais da Adagri tem feito do Ceará uma referência em defesa sanitária nas 11 barreiras instaladas no estado. Com isso, a Agência passou de 100 para 25 mil fiscalizações realizadas por mês. “A segurança sanitária é uma exigência de todo o mundo. O consumidor está mais exigente para isso. Esse fortalecimento da Adagri em convocar novos servidores, estruturar e equipar mostra que o Ceará avançou nessa área, e os indicadores econômicos confirmam isso”, pontuou.
Em 2025, o Ceará conquistou o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, marco histórico para a pecuária cearense. Com o programa estadual de erradicação, foram imunizados 98,21% do rebanho bovino do Ceará, o que corresponde a aproximadamente 2.700.000 cabeças distribuídas nos 184 municípios do estado.
Além disso, 77,65% das propriedades rurais foram georreferenciadas, fortalecendo o controle sanitário, a rastreabilidade do rebanho e a segurança epidemiológica.



Nenhum comentário:
Postar um comentário