O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) iniciou, nesta sexta-feira (13), às 16h, a Operação Carnaval 2026. Os trabalhos serão feitos em parceria com o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (BPRE) e da Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE). As ações ocorrerão em rodovias estaduais (CEs) e em diversos pontos estratégicos de municípios cearenses.
A conscientização de condutores sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool ou com excesso de velocidade, além de orientações para pedestres e ciclistas estão entre as ações planejadas para o período carnavalesco.
Além disso, haverá intervenções educativas em praças públicas e pontos destinados a transportes alternativos, com distribuição de materiais educativos e orientações sobre o uso correto de equipamentos de segurança em veículos para condutores e passageiros.
“Todas essas ações visam melhorar a qualidade de vida dos cearenses, garantindo que eles possam aproveitar o Carnaval com segurança, tanto dentro quanto fora do trânsito. Afinal, promover a segurança no trânsito significa preservar e salvar vidas”, afirma o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho.
Fiscalização
O efetivo de fiscalização do Detran-CE no período carnavalesco contará com 150 operações e 310 agentes de trânsito e transporte, além de 70 viaturas, 12 reboques e 60 etilômetros (bafômetros). As fiscalizações terão atenção especial ao combate aos transportes clandestinos nas CEs, além da circulação indevida de veículos na faixa de areia, onde há maior concentração de pessoas, para coibir ações que coloquem em risco pedestres e condutores. Motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool ou substâncias psicoativas ou recusando o teste do bafômetro serão punidos com rigor pela Lei Seca.

Nenhum comentário:
Postar um comentário