TSE autoriza tropas federais para reforçar segurança das eleições em quatro cidades do Cariri

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (27), o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante as eleições em quatro dos 29 municípios do Cariri: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Jardim.

Ao todo, a autorização do TSE contempla 66 municípios do Ceará. A atuação das tropas ocorrerá durante os dias de votação, com o objetivo de garantir a ordem pública e o livre exercício do voto.

O trabalho deverá ser realizado de forma integrada com os órgãos das forças de segurança estaduais e municipais.

🗳️ Maiores colégios eleitorais do Cariri
Entre os municípios que receberão o reforço federal estão justamente três dos maiores colégios eleitorais do Cariri.

Juazeiro do Norte possui 199.552 eleitores e lidera o eleitorado da região.

Na sequência aparecem Crato, com 96.274 eleitores, e Barbalha, que soma 53.526 eleitores.

A presença das tropas nesses municípios ocorre em um cenário de atenção especial para a segurança do processo eleitoral, principalmente em cidades com maior concentração de eleitores e maior movimentação durante o dia da votação.

🌎 Região tem mais de 809 mil eleitores
Considerando os 29 municípios do Cariri, a região soma 809.230 eleitores.

Apesar de concentrar os maiores colégios eleitorais do interior cearense, o território também reúne municípios com populações eleitorais menores.

Granjeiro possui 6.346 eleitores, sendo o menor colégio eleitoral da região.

Na sequência aparecem Altaneira, com 6.970, e Jati, com 7.118 eleitores.

Tropas atuarão durante a votação
A autorização do TSE permite que as tropas federais permaneçam nos municípios contemplados durante o período de votação para reforçar a segurança e contribuir para a manutenção da normalidade do processo eleitoral.

A presença das forças federais poderá ocorrer em apoio às estruturas locais de segurança, de acordo com o planejamento definido pelas autoridades responsáveis pela operação.

A medida busca assegurar que os eleitores possam comparecer aos locais de votação e exercer o direito ao voto em um ambiente de ordem e segurança.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário