O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), anunciou que os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2026.
As notas estarão disponíveis na Página do Participante, acessível por meio de CPF e senha da plataforma Gov.br. No ambiente virtual, os candidatos poderão consultar o desempenho em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas, além da nota da redação.
🎓 Acesso ao ensino superior
Com o boletim de desempenho em mãos, os participantes poderão utilizar as notas do Enem para concorrer a vagas no ensino superior por meio dos principais programas federais de acesso à educação:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições a partir de 19 de janeiro;
- Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas entre 26 e 29 de janeiro;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que também utiliza a nota do exame como critério de seleção.
📝 Aplicação das provas
A edição de 2025 do Enem foi aplicada em todo o país nos dias 9 e 16 de novembro. Em algumas cidades do estado do Pará, no entanto, o cronograma foi diferenciado, com provas realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da COP30.
Segundo o Ministério da Educação, o Enem 2025 contou com a participação de cerca de 3,5 milhões de candidatos em todo o Brasil.
📌 Importância do Enem
O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Além de possibilitar o acesso a universidades públicas por meio do Sisu, o exame também viabiliza bolsas em instituições privadas via Prouni, financiamento estudantil pelo Fies e é aceito por diversas universidades privadas e instituições estrangeiras.
O exame ainda pode ser utilizado para certificação do ensino médio e em processos seletivos específicos.
Por Bárbara Antonelli

Nenhum comentário:
Postar um comentário