A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do lote CC28525493 do Chocolate Branco Laka após identificar um erro grave de rotulagem. O produto que estava dentro da embalagem era, na verdade, o Laka Oreo, mas foi comercializado com o rótulo do Chocolate Branco Laka tradicional.
A medida foi adotada depois que a própria fabricante, a Mondelez Brasil Ltda, comunicou o recolhimento voluntário do lote e solicitou a retirada dos produtos do mercado ao constatar a falha.
⚠️ Risco para consumidores com restrições alimentares
Segundo a Anvisa, o erro de rotulagem representa um risco à saúde, principalmente para pessoas com condições específicas, como celíacos e alérgicos ao glúten.
Em nota, a agência explicou: “Essa falha técnica faz com que os ingredientes descritos no rótulo não correspondam ao produto. A troca de embalagens também resultou na falta da declaração obrigatória da presença de glúten no produto, que é obrigatória por lei”.
A ausência dessa informação impede que consumidores façam escolhas seguras, podendo causar reações adversas em quem possui restrições alimentares.
🍰 Anvisa também suspende glitter alimentício
Além do chocolate, a Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão de dois outros produtos: Glitter e Glitter Holográfico da marca Flex Fest, fabricados pela empresa AP Viola Artes e Festas Ltda.
Os itens tiveram comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso proibidos, após análise técnica da agência.
De acordo com a Anvisa, o problema está na composição dos produtos: “O motivo da suspensão é porque os itens contêm materiais plásticos, o que os torna impróprios para serem consumidos em alimentos”.
📢 Orientação aos consumidores
A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos afetados não os utilizem e entrem em contato com os fabricantes para obter informações sobre substituição ou ressarcimento.
Por Bruno Rakowsky

Nenhum comentário:
Postar um comentário