A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz em fevereiro seguirá com bandeira verde, sem cobrança adicional nas tarifas para os consumidores.
A bandeira verde já havia sido acionada em janeiro e foi mantida para o próximo mês. Segundo a agência reguladora, a decisão foi tomada após a melhora no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, impulsionada pelo volume de chuvas registrado nas últimas semanas.
De acordo com a Aneel, as precipitações foram mais intensas na segunda quinzena de janeiro, o que contribuiu para a recuperação dos reservatórios em diversas regiões do país.
“De um modo geral, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, informou a agência.
Sistema de bandeiras tarifárias
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo informar aos consumidores sobre os custos variáveis da geração de energia elétrica no Brasil.
O modelo considera fatores como:
🔌 Custo da produção de energia;
💧 Disponibilidade de recursos hídricos;
🔥 Necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
Com esse mecanismo, o consumidor passa a ter maior transparência e controle sobre o consumo de energia, podendo ajustar seus hábitos de acordo com a cor da bandeira vigente.
Por exemplo, quando a bandeira é vermelha, o valor da tarifa aumenta, o que pode estimular a redução do consumo para economizar na conta de luz.
Por Marcelo Lemme

Nenhum comentário:
Postar um comentário