O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, integra a programação do III Festival Afrocearensidades com uma série de atividades que atravessam o corpo, a arte e a memória ancestral.
A iniciativa, promovida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secult-CE, acontece em todo o estado durante o mês de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra (20 de novembro). No Cariri, as ações se estendem de 8 a 30 de novembro, reunindo oficinas, rodas de conversa, espetáculos, feiras e shows abertos. Toda programação é gratuita.
Em sua terceira edição, o Festival traz como tema “Encruzilhadas, memórias e bem-viver”, propondo reflexões que partem das ancestralidades, dos territórios, dos saberes e das resistências negras. As encruzilhadas simbolizam sabedorias e conhecimentos afro-diaspóricos — espaços de encontro entre passado, presente e futuro, onde a memória se reinventa em práticas de bem viver.
A programação tem início no dia 8 de novembro, com a Gira de Terreiro, conduzida por Mestre José, do Reisado de Congo de Milagres, às 16h, no município de Milagres, a atividade conta com transporte gratuito saindo CCCariri. De 11 a 13 de novembro, acontece a oficina “O Sagrado em Movimento: LIBRAS, Encruzilhada e Axé – Interpretação em LIBRAS no contexto de religiões de matriz africana”, com Clodoaldo Correia, Guilherme Dias e Jéssika Kariri, das 18h às 21h, na Sala de Formação 02 do equipamento.
No dia 14 de novembro, o Terreiro das Artes recebe o espetáculo “Ekesa Sanko”, do artista angolano Dilo Paulo, às 19h30, dentro da XV Semana Dança Cariri. Já no dia 15, o Coco Raízes de Arcoverde (PE) conduz oficina de coco das 9h às 11h, no Pequeno Palco, e apresenta show musical às 20h, no Terreiro das Artes. De 14 a 16, o CCCariri promove a Feira Balaio com Empreendedores Negres, a partir das 17h.
No dia 16, a Cia de Dança Afro Contemporânea (Distrito Federal) apresenta o espetáculo “Alegria – Corpus entre mundos”, às 19h, também no Terreiro das Artes. A programação segue no dia 18 de novembro com o I Intercâmbio de Escolas Quilombolas do Cariri Cearense, na EMEF Maria Virgem da Silva, em Potengi, com o Reisado de Caretas de Potengi às 9h30 e a contação “História de Menino Grande”, com Maleta de Histórias, às 10h30.
No dia 21 de novembro, o Bosque do CCCariri recebe a roda de conversa “Ofó – o poder da palavra”, com Mãe Célia de Oxum, Mãe Herlânia e Mãe Kun, sob mediação de Mãe Edina D’Yemanjá, das 16h às 18h. Já no dia 22, ocorre a formação de professores “Cultura Africana e Afrodescendente: uma proposta para a implementação da Lei 10.639/03”, com a professora doutora Cícera Nunes (Universidade Regional do Cariri), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na Sala de Formação 01.
Encerrando o mês, no dia 28, acontece a roda de conversa “Saberes Emancipatórios do Movimento Negro no Cariri Cearense”, com Cristina Lopes, das 18h às 21h, na Sala de Formação 02. Nos dias 28 a 30 de novembro, o músico Fábio Mukanya (Rio de Janeiro) ministra a oficina “Introdução à Prática de Instrumentos Africanos”, das 13h às 17h, no Núcleo de Artes e Ofícios.

Nenhum comentário:
Postar um comentário