A Região do Cariri deu um passo estratégico para o fortalecimento de seu turismo com o lançamento oficial do Observatório de Turismo do Cariri Cearense, nesta segunda-feira (29), durante a programação da II Semana de Turismo do Cariri. O projeto nasce da integração entre pesquisa acadêmica, políticas públicas e desenvolvimento territorial.
O Observatório foi criado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com o Curso de Gestão de Turismo, o Geopark Araripe (UNESCO Global Geopark) e o CONDETUR. O marco inicial ocorreu com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a URCA e as Secretarias de Turismo de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.
Segundo os organizadores, a iniciativa busca consolidar a região como polo de inteligência turística, garantindo informações concretas para orientar políticas públicas e investimentos privados.
Inteligência para um turismo sustentável
A principal função do Observatório será coletar, processar e divulgar dados estratégicos sobre o setor. Já foram publicados dois estudos de perfil: o Perfil de Turistas do Cariri 2024 e o levantamento sobre visitantes da Festa de Santo Antônio de Barbalha 2025.
Outro destaque é o Painel Cadastur Cariri, que monitora a regularização de empresas do setor, identificando uma defasagem entre os dados nacionais e a realidade local.
Além disso, estão previstos 11 estudos periódicos, entre eles:
📍 Mapa Turístico do Cariri
📊 Boletim Econômico do Turismo (BET)
💰 Receita Turística
🏨 Radar Hoteleiro
🎯 Destino Cariri
🚍 Movimentação Turística
👩💼 Mercado de Trabalho do Turismo
📈 Sondagem Empresarial
💻 Maturidade Digital do Turismo
Esses levantamentos devem orientar o planejamento público e privado, garantindo decisões mais assertivas e sustentáveis.
Reconhecimento nacional
A iniciativa já recebeu reconhecimento do Observatório Nacional de Turismo, entrando oficialmente no Mapa de Observatórios do Brasil. Para o professor e coordenador do Observatório, Dr. Thyago Albuquerque, o lançamento representa uma virada de chave: “Não estamos apenas contando turistas, mas dando a gestores e empresários o poder da informação estratégica. Com dados concretos, o Cariri poderá planejar suas ações de forma mais eficiente e competitiva”, destacou.
A coordenadora do Geopark Araripe e do Observatório, Prof.ª Jeanne Sidrim, reforçou a importância da integração: “O Observatório representa a maturidade da nossa visão de turismo. Os dados que produziremos orientarão investimentos e políticas públicas que valorizem nosso patrimônio natural e cultural”, afirmou.
Por Nicolas Uchoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário