Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Elmano empossa 110 técnicos para a Ematerce e amplia assistência técnica gratuita no campo cearense

O atendimento aos agricultores cearenses ganha o reforço de novos 110 técnicos para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Nesta terça-feira (21), o Governo do Ceará realizou a posse dos agentes no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A cerimônia foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas.

Para o governador Elmano de Freitas, a convocação também marca um novo momento para transformar a realidade dos produtores rurais. “Estamos ampliando a assistência técnica, por meio de uma empresa pública, que oferece um serviço gratuito aos nossos agricultores. O grande desafio do campo no Ceará é fazermos o nosso povo mais pobre ter acesso à terra, ao crédito e à assistência técnica, para que, com sua produção, melhore de vida, venda para o mercado local, regional e, no futuro, também exporte a produção”, projeta.

Os novos técnicos têm vínculo celetista e serão distribuídos em todas as regiões do estado, ampliando o alcance e a qualidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados aos agricultores e agricultoras familiares cearenses.

Os agentes integram diferentes áreas de formação e especialidades, entre elas: Engenharia Agronômica; Medicina Veterinária; Tecnólogos em Irrigação; Zootecnistas; Técnicos em Agropecuária; Técnicos em Agroecologia; Técnicos em Agroindústria; Técnicos em Aquicultura; Técnicos em Fruticultura, entre outros.

Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz defende que o fortalecimento da Ematerce representa mais apoio para homens e mulheres do campo, com incremento de tecnologias, pesquisa e extensão. “Esses técnicos estarão no dia a dia operando as políticas públicas, fazendo com que o trabalhador tenha mais qualificação e conhecimento, porque é impossível pensar em desenvolvimento rural sem conhecimento, pesquisa, e extensão rural e agropecuária”, pontua o secretário.

Fortalecimento
Nos últimos três anos, a Ematerce passa por um processo consistente de fortalecimento institucional, com investimentos em tecnologia, capacitação técnica, renovação dos quadros e ampliação de parcerias estratégicas.

Nesse sentido, foram investidos R$ 4,2 milhões em reformas e modernização da infraestrutura, possibilitando a melhoria dos escritórios locais e regionais.

Na última convocação, em 2022, foram chamados 516 técnicos efetivos, o que representa a maior renovação de pessoal da história recente da empresa e da Ater Pública do país, refletindo o compromisso do Governo do Estado em valorizar e fortalecer a assistência técnica e extensão rural no Ceará.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário