A cidade de Fortaleza foi oficialmente anunciada nesta quarta-feira (7) como uma das oito sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que será realizada no Brasil. A informação foi divulgada pela organizadora do torneio e celebrada por autoridades locais. A capital cearense volta a entrar no roteiro das grandes competições internacionais, repetindo o protagonismo de 2014, quando sediou partidas da Copa do Mundo masculina.
Os jogos na capital acontecerão novamente na Arena Castelão, que foi palco de seis partidas no último Mundial realizado no Brasil. A competição feminina ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, com a participação de 32 seleções em busca do título mundial.
O anúncio foi acompanhado pelo governador Elmano de Freitas, ao lado da vice-governadora Jade Romero, do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
“Estamos em um momento muito importante, um dia em que Fortaleza é escolhida no cidade-sede da Copa do Mundo. Gostaria de agradecer as equipes da Prefeitura e do Governo, a Federação Cearense de Futebol, nossos parceiros. A nossa cidade vai ser falada no mundo inteiro e estaremos todos juntos para fazer uma belíssima competição. Viva Fortaleza”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.
A vice-governadora Jade Romero destacou o impacto social da competição para o fortalecimento do futebol feminino e da luta por igualdade de gênero:
“Queria muito agradecer a todos que fazem o Governo do Estado em nome dos meus amigos da Sesporte. Essa notícia é uma satisfação, algo que nos impacta no turismo, no esporte, mas que fortalece também essa modalidade que fala muito sobre igualdade. Fortaleza ser cidade-sede representa também a nossa luta por igualdade e que esse evento seja também uma oportunidade para falar sobre o nosso amor pelo futebol e a participação feminina em todos os âmbitos”, comentou.
🌍 Primeira edição na América do Sul
A edição de 2027 marcará a primeira vez que o torneio feminino será realizado em um país sul-americano. Além de Fortaleza, serão sedes da competição:
- Belo Horizonte (Mineirão)
- Porto Alegre (Beira-Rio)
- Brasília (Mané Garrincha)
- São Paulo (Arena Itaquera)
- Rio de Janeiro (Maracanã)
- Salvador (Fonte Nova)
Por Heloísa Mendelshon
Nenhum comentário:
Postar um comentário