Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Ceará realiza Dia D de Vacinação contra a Gripe com foco em ampliar cobertura e proteger grupos prioritários

O Governo do Ceará, em parceria com as prefeituras municipais e o Governo Federal, promoveu neste sábado (10) o Dia D Nacional de Vacinação contra a Gripe. A mobilização aconteceu em todo o estado, com postos de saúde e pontos estratégicos abertos para receber a população, especialmente os grupos prioritários, como crianças, gestantes e idosos.

O governador Elmano de Freitas acompanhou a ação e destacou o compromisso com a cobertura vacinal total da população cearense.

“É muito importante que possamos vacinar 100% da nossa população para que possamos evitar doenças e garantir saúde pública para o nosso povo”, afirmou Elmano.

📊 665 mil pessoas já foram vacinadas no Estado
Até a última quinta-feira (8), o Ceará já havia aplicado mais de 665 mil doses da vacina contra a gripe. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu mais de 2,2 milhões de doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde e as distribuiu para os 184 municípios do estado.

O público-alvo da campanha soma 3,66 milhões de pessoas, e a meta estadual é atingir 90% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários.

👵👶 Vacina agora faz parte do calendário nacional
Uma das principais novidades deste ano é que a vacina contra a gripe passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para três grupos específicos:
  • Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Gestantes

Com isso, não será mais necessário aguardar campanhas sazonais: essas populações podem se vacinar anualmente.

O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, representando o ministro Alexandre Padilha, comemorou a adesão dos cearenses e reforçou a importância da mobilização.

“Existe uma ação para trazermos todos, mas principalmente os idosos acima de 60 anos, as crianças dentro da faixa etária colocada, os profissionais de saúde, de segurança, de educação, de transporte... todos estão indicados para participar dessa vacinação”, destacou.

🏫 Vacinação nas escolas é nova estratégia
Outra iniciativa destacada pela titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, é a aplicação de vacinas dentro das escolas, especialmente para ampliar o alcance entre adolescentes e crianças que precisam de esquemas com mais de uma dose.

“Qualquer oportunidade é oportunidade de vacinar. Estamos levando essas vacinas para dentro das escolas para conscientizar nossos adolescentes e conquistar nossas metas”, explicou.

Por Heloísa Mendelshon

Fonte: Revista Cariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário