O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgou neste sábado (8) a foto oficial que será utilizada em sua campanha eleitoral após a oficialização de sua candidatura à Presidência da República junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições de 2026 marcarão a sétima vez em que o petista disputará o Palácio do Planalto.
Ao publicar a imagem nas redes sociais, Lula fez uma brincadeira com os eleitores e escreveu: “Preparados pra ver essa carinha nas urnas?!”
A candidatura do presidente foi oficializada pelo Partido dos Trabalhadores na sexta-feira (7). Na mesma ocasião, a legenda apresentou o programa de governo elaborado para um eventual novo mandato.
O documento está organizado em 13 tópicos e reúne propostas para diferentes áreas da administração pública, estabelecendo as principais diretrizes que deverão orientar a campanha presidencial.
🛡️ Plano prevê criação do Ministério da Segurança Pública
Entre as propostas apresentadas pelo PT está a criação de um Ministério da Segurança Pública.
Segundo o programa de governo, a criação da nova pasta dependerá da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, encaminhada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional.
A estrutura teria como uma de suas principais atribuições coordenar, em articulação com estados e municípios, a execução das políticas nacionais de segurança pública no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
De acordo com o programa, a medida busca fortalecer a integração entre os diferentes níveis de governo, ampliar a atuação da inteligência estatal e intensificar o combate ao crime organizado.
📱 Programa propõe regulação das redes sociais
Outra frente apresentada pelo programa de governo está relacionada ao ambiente digital.
O documento propõe avançar na chamada “regulação democrática” das redes sociais e das plataformas digitais, colocando a medida como parte de uma estratégia voltada ao fortalecimento da democracia.
Segundo o plano, a proposta pretende impedir a disseminação de desinformação, campanhas de ódio e outras formas de comunicação consideradas prejudiciais ao ambiente democrático.
Ao mesmo tempo, o programa ressalta que eventuais medidas de regulação deverão ser conciliadas com a garantia da liberdade de expressão e de uma opinião pública plural.
🇧🇷 Soberania nacional é uma das prioridades
O programa apresentado pelo PT também coloca a defesa da soberania nacional entre os pontos centrais para um eventual novo mandato.
O documento sustenta que a soberania brasileira deve ser fortalecida em diferentes áreas, incluindo defesa nacional, geopolítica, ciência e tecnologia, segurança digital, energia, recursos minerais, meio ambiente, economia, alimentação, educação e saúde.
A proposta apresentada pela legenda defende que o Brasil amplie sua autonomia de decisão e tenha capacidade de proteger seu território e seus recursos naturais, além de formular um projeto próprio de desenvolvimento.
O texto também afirma que o país deverá se posicionar diante das disputas internacionais sem se subordinar aos interesses de outras potências.
🗳️ Sétima disputa presidencial
Com a candidatura oficializada para 2026, Lula chegará à sua sétima disputa pelo cargo de presidente da República.
O petista concorreu ao Palácio do Planalto anteriormente em 1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2022. Nas eleições de 2002, foi eleito presidente pela primeira vez e, em 2006, conquistou a reeleição.
Depois de permanecer fora das disputas presidenciais seguintes, Lula voltou a concorrer em 2022, quando venceu Jair Bolsonaro no segundo turno e retornou à Presidência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário