Aneel mantém bandeira tarifária amarela em julho e contas de luz continuarão mais caras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho. Com a decisão, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia elétrica.

Segundo a agência reguladora, a medida foi mantida em razão das condições climáticas típicas do período seco, que reduzem a geração de energia pelas hidrelétricas e exigem o acionamento de usinas termelétricas, cuja produção possui custo mais elevado.

🌤️ Período seco eleva custo da geração de energia
De acordo com a Aneel, a permanência da bandeira amarela reflete um cenário menos favorável para a geração de energia no país.

"A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado", informou a agência.

Com menor volume de água nos reservatórios, aumenta a necessidade de recorrer às termelétricas, cuja operação encarece a produção de energia elétrica.

⚙️ Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa mensalmente aos consumidores as condições de geração de energia elétrica no Brasil.

As bandeiras refletem os custos variáveis da produção de energia e indicam quando há necessidade de cobrança adicional nas contas de luz.

Todos os meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reavalia as condições do sistema, analisa a demanda por energia e define a estratégia de geração, servindo de base para a definição da bandeira tarifária.

💰 Entenda os valores cobrados
Atualmente, o sistema possui quatro modalidades de cobrança:

🟢 Bandeira verde: não há cobrança adicional na conta de luz;
🟡 Bandeira amarela: acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos;
🔴 Bandeira vermelha – Patamar 1: cobrança extra de R$ 4,46 por 100 kWh;
🔴 Bandeira vermelha – Patamar 2: acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos.

Como a bandeira amarela continuará vigente em julho, consumidores residenciais, comerciais e industriais conectados ao Sistema Interligado Nacional seguirão pagando a cobrança adicional na fatura de energia.

💡 Consumo consciente ajuda a reduzir a conta
Diante da manutenção da cobrança extra, a Aneel reforça a importância do uso consciente da energia elétrica. A adoção de medidas simples, como evitar desperdícios, desligar equipamentos quando não estiverem em uso e utilizar aparelhos mais eficientes, pode contribuir para reduzir o consumo e minimizar o impacto da tarifa adicional na conta de luz.

Por Nicolas Uchoa

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário