O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retornou à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, após quase dez dias de internação no hospital DF Star, onde passou por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral e por outros procedimentos médicos. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão em decorrência da trama golpista.
Bolsonaro foi hospitalizado no dia 24 de dezembro para realizar a cirurgia de hérnia inguinal bilateral, condição em que parte de um órgão ou tecido do abdômen se projeta por uma área enfraquecida da parede muscular da virilha. Após receber alta, o ex-presidente foi reconduzido à Superintendência da Polícia Federal, onde permanece sob custódia.
⚖️ Pedido de prisão domiciliar negado
Antes da alta hospitalar, a defesa de Jair Bolsonaro apresentou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para que o ex-presidente cumprisse a pena em prisão domiciliar. A solicitação, no entanto, foi negada pelo magistrado.
Segundo os advogados, o pedido foi protocolado antes da liberação médica com o objetivo de evitar o retorno de Bolsonaro à Superintendência da PF, alegando que ele se encontraria em “condições clínicas claramente incompatíveis com a rotina carcerária, os deslocamentos e as limitações estruturais inerentes a tal ambiente”.
🩺 Quatro procedimentos em sete dias
Apesar de ter sido internado inicialmente para a cirurgia de hérnia, Bolsonaro passou por um total de quatro procedimentos médicos em sete dias, nem todos diretamente relacionados ao problema na virilha.
Na segunda-feira (29), a equipe médica realizou um bloqueio anestésico do nervo frênico para tentar interromper crises persistentes de soluço. Mesmo após a intervenção, o ex-presidente voltou a apresentar o quadro e precisou passar por novo procedimento na terça-feira (30).
🧠 Endoscopia e outros cuidados médicos
Durante a internação, Bolsonaro também foi submetido a uma endoscopia digestiva alta, exame que constatou a persistência de esofagite e gastrite. Além disso, houve registros de picos de pressão arterial ao longo do período de hospitalização.
Ainda segundo informações do período de internação, o ex-presidente solicitou à equipe médica a prescrição de antidepressivos.
🔙 Histórico de cirurgias após atentado
Desde que sofreu um atentado durante a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro passou por diversas cirurgias. O procedimento mais recente ocorreu na terça-feira (30), com o bloqueio anestésico do nervo frênico para conter as crises de soluço.
Antes desta internação, as intervenções mais recentes haviam ocorrido em abril do ano passado, quando Bolsonaro foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento realizado para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal. A cirurgia aconteceu após o ex-presidente passar mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte.
📅 Cirurgias ao longo dos anos
Bolsonaro também passou por cirurgias em 2018, 2019 e 2020, voltando a ser operado em 2023, 2024 e 2025. Além dos problemas intestinais, ele foi diagnosticado com câncer de pele em setembro do ano passado, quando realizou um procedimento para remoção das lesões.
Por Heloísa Mendelshon

Nenhum comentário:
Postar um comentário