O Crato será palco do II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura – TEIA CE, de 20 a 23 de novembro. O evento é o principal encontro estético, político e de articulação da Rede Cearense do Cultura Viva e deve reunir gestores, pesquisadores, mestres e mestras da cultura popular, brincantes, artistas e a população em geral para uma programação intensa.
As atividades ocorrerão no Centro Cultural do Cariri e em espaços de Pontos de Cultura do município, incluindo debates, apresentações artísticas, vivências, feiras e oficinas.
A nível nacional, o TEIA tem como tema a defesa do meio ambiente e do bem viver, colocando em pauta a atuação da cultura no cenário de emergência climática.
Programação paralela e Etapa Nacional
Paralelamente à TEIA, será realizado o 7º Fórum Cearense de Cultura Viva. O fórum terá a missão de eleger os representantes do estado do Ceará para a etapa nacional do evento, que acontecerá de 24 a 29 de março de 2026, no município de Aracruz, no Espírito Santo.
Inscrições
Os Pontos de Cultura interessados em participar devem efetuar suas inscrições através do Mapa Cultural do Ceará, plataforma oficial do Governo do Estado.
A TEIA CE é uma realização conjunta da Comissão Cearense do Cultura Viva e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Por que o Crato?
A escolha do Crato para sediar o evento se deve ao histórico de atuação forte e articulada dos Pontos de Cultura no município, além da efervescência da cultura de base comunitária na região do Cariri. Outro fator que reforça a escolha é a luta em defesa da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade, tema que dialoga diretamente com a pauta ambiental nacional do evento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário