O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, recebe neste mês de novembro de 2025, a artista francesa Estèla Alliaud para uma residência artística voltada às artes visuais. A ação integra o Programa de Residências Artísticas e Intercâmbios do Centro Cultural do Cariri, por meio da Temporada França-Brasil 2025, e é fruto da parceria entre o CCCriri, a Maison des Arts Georges & Claude Pompidou, a Embaixada da França no Brasil e a Villa Fatumbi.
Durante um mês, a artista desenvolverá um projeto de pesquisa e criação em diálogo com as paisagens geológicas da Chapada do Araripe, investigando a pedra Cariri, suas pedreiras e materialidades, pensadas como um espaço de estudo e experimentação a céu aberto. A residência tem como foco a imersão no território e o intercâmbio com artistas, comunidades e instituições culturais da região, fortalecendo conexões entre o Brasil e a França por meio da arte contemporânea.
A residência marca a primeira etapa do intercâmbio artístico entre Brasil e França promovido pelo Centro Cultural do Cariri. Em contrapartida, em março de 2026, uma pessoa artista visual residente em uma das 29 cidades do Cariri cearense será selecionada por meio de chamamento público para realizar residência na França.
A iniciativa integra a Temporada França-Brasil 2025, programa de cooperação cultural acordado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. As ações da temporada contemplam cidades francesas e brasileiras, com atividades nas áreas de arte, cultura, ciência e educação, reafirmando os laços entre as duas nações.
Perfil
Selecionada por meio de chamada pública internacional gerida pela Maison des Arts Georges & Claude Pompidou, em parceria com o Centro Cultural do Cariri, Estèla Alliaud é escultora francesa radicada em Paris. Sua prática artística é marcada pela relação direta com o espaço e pelos processos de transformação da matéria, utilizando materiais como gesso, concreto e madeira, além de elementos coletados nos locais onde atua. Laureada do programa Villa Fatumbi, iniciativa da Embaixada da França no Brasil, a artista já apresentou trabalhos em instituições como a Collection Lambert (Avignon, França) e, em 2026, desenvolverá projetos para o Site Le Corbusier de Firminy e uma residência extramuros com apoio da DRAC Île-de-France.

Nenhum comentário:
Postar um comentário