A defensora pública Sâmia Farias foi oficialmente indicada pelo governador Elmano de Freitas para permanecer no cargo de defensora geral do Estado no biênio 2025/2027. O nome da gestora foi encaminhado, na tarde de segunda-feira (20), à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), conforme determina a Lei Complementar nº 08/1997.
O projeto de indicação deve ser lido em plenário e encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), onde Sâmia será sabatinada pelos parlamentares, em cumprimento ao rito constitucional. Em seguida, a proposta passará por duas votações — uma na CCJ e outra no Plenário 13 de Maio. Após aprovação, seguirá para nomeação oficial pelo governador.
👩💼 Trajetória na Defensoria Pública
Sâmia Farias, que obteve 53% dos votos na eleição interna da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), atua há 17 anos na carreira e tem 41 anos de idade. É formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais.
Ingressou na Defensoria Pública em 2008, exercendo funções nas comarcas de Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza. Atualmente, é titular da 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi) e da Unidade Móvel na capital cearense.
⚖️ Experiência e cargos anteriores
Entre 2016 e 2019, Sâmia desempenhou diversos cargos de gestão na instituição, incluindo os de subdefensora geral, secretária executiva, assessora de desenvolvimento institucional e supervisora do Núcleo de Estágio.
Desde 2023, ela exerce o cargo de defensora geral do Estado, e sua recondução ao posto, caso aprovada pela Assembleia, garantirá a continuidade de sua atuação até 2027.
Por Heloísa Mendelshon
Fonte: Revista Cariri

Nenhum comentário:
Postar um comentário