Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Cozinhas Ceará Sem Fome são premiadas por atuação de destaque

O Governo do Ceará premiou 317 cozinhas Ceará Sem Fome com o certificado “Cozinha Transformadora”, em reconhecimento às atuações de destaque na promoção da segurança alimentar e nutricional. A iniciativa valoriza o engajamento social e fortalece a rede de enfrentamento à insegurança alimentar no estado.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o primeiro dia de programação do 2º Festival Ceará Sem Fome, com a presença do governador Elmano de Freitas e da presidente do Comitê Intersetorial de Governança e primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, além de autoridades nacionais e internacionais.

A premiação se alinha às ações em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quinta-feira (16). Neste ano, a data – que mobiliza esforços globais para garantir o acesso a uma alimentação adequada – é comemorada de forma inédita no Ceará, após o estado ser escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como palco principal da celebração.

Critérios e impacto nas Cozinhas
As cozinhas foram premiadas em três categorias: Qualificação e Renda, Sustentabilidade e Participação Social. Para obter a certificação, as unidades precisavam comprovar funcionamento regular por, no mínimo, seis meses ininterruptos, além da participação ativa de Agentes Populares de Segurança Alimentar.

Reconhecimento da ONU
De forma inédita, o Ceará sedia, neste ano, a celebração do Dia Mundial da Alimentação, data promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A escolha do estado reforça o compromisso do Governo Estadual na luta contra a insegurança alimentar. Jorge Meza, representante da FAO no Brasil, destacou que o Ceará possui elementos essenciais para o combate à fome que servem de exemplo global: vontade política, articulação intersetorial, destinação de recursos e o alto engajamento das pessoas.

“Sempre estaremos naqueles lugares onde encontramos exemplos de boas políticas públicas que estão gerando resultados importantes. E o que encontramos aqui, no Ceará, esperamos iniciar um processo mais intenso de diálogo, para que essas experiências sejam utilizadas em outras partes do mundo”, afirmou Meza.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário