Centro Cultural do Cariri promove formação gratuita para fortalecer a economia criativa e solidária na região

De 19 a 30 de agosto, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, promove o "Ciclo Formativo Diversifica – Criatividade e Empreendedorismo", uma programação gratuita que reúne oficinas, encontros e debates voltados para a economia criativa e solidária na região. A iniciativa integra o "Programa Balaio – Economia Criativa e Solidária", que fomenta ações de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade a partir da valorização da cultura e dos saberes tradicionais do Cariri.

O Diversifica propõe um percurso formativo dividido em quatro módulos, voltados para áreas como empreendedorismo, comunicação, artesanato, design e gastronomia. Ao todo, serão 40 horas de atividades, combinando teoria, prática e rodas de conversa, com 20 vagas em cada módulo. Em sua primeira edição, o projeto direciona seu olhar para segmentos fortemente presentes nas feiras criativas do Cariri, promovendo formação técnica e criativa para artistas, artesãos, empreendedores e coletivos culturais.

O "Módulo I – Empreender: do Planejamento à Gestão" será conduzido por Indira Guimarães, consultora do SEBRAE, de 19 a 21 de agosto, às 18h. O "Módulo II – Comunicação e Marketing: Estratégias para Promoção de Negócios" terá Lara Rosado como facilitadora de 22 a 24 de agosto, com início no dia 22 às 18h e nos dias 23 e 24 às 15h. O "Módulo III – Artesanato, Design, Identidade e Território" será conduzido por Zulmira Correia de 28 a 30 de agosto, com encontros nos dias 28 e 29 às 18h e no dia 30 às 09h. Já o "Módulo IV – Cultura Alimentar: Descobrindo Tradições e Sabores", com Samantha Sales, ocorrerá de 27 a 29 de agosto às 18h.

Todas as inscrições devem ser feitas por módulo, através dos formulários abaixo:


Haverá disponibilidade de acessibilidade em Libras mediante demanda prévia, por meio dos formulários.

A programação ainda contará com mesas de debate abertas ao público no dia 30 de agosto, abordando os desafios e perspectivas dos ecossistemas criativos no Cariri e estratégias de gestão, negócios e feiras criativas na região, com início às 14h e segunda mesa às 16h.

O Ciclo Formativo prioriza públicos historicamente marginalizados, como mulheres, jovens, população negra, comunidades tradicionais e pessoas LGBTQIAPN+, e é voltado a pequenos empreendedores locais, coletivos, associações e participantes das feiras independentes da região. A formação combina teoria e prática em encontros presenciais, incluindo rodas de conversa, oficinas e vivências em edições da Feira Balaio, com foco na sustentabilidade e na valorização da identidade cultural do Cariri.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário