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Meta inicia exibição de anúncios no WhatsApp e aposta em receita com Canais pagos

A Meta começou a implementar, nesta segunda-feira (16), anúncios no WhatsApp como parte de uma nova estratégia global de monetização. A publicidade será exibida exclusivamente na aba "Atualizações", que abriga os Status — versão do WhatsApp para Stories — e os Canais, ferramenta voltada à comunicação de marcas e influenciadores com seguidores.

A iniciativa marca a primeira vez que o WhatsApp exibirá anúncios diretamente no aplicativo, quase uma década após sua compra pela Meta por US$ 19 bilhões, em 2014. A medida não afetará as abas de Conversas e Chamadas, que continuarão livres de propaganda, segundo a empresa.

🔎 Onde estarão os anúncios
  • Status com anúncios: O conteúdo publicitário será exibido entre as atualizações de Status dos contatos, modelo similar ao do Instagram e do Facebook.
  • Canais patrocinados: Marcas e influenciadores poderão pagar para destacar seus canais dentro da aba "Atualizações".
  • Segmentação limitada: A personalização dos anúncios será feita com base em idioma, localização ampla (como cidade) e nos canais seguidos pelo usuário. Informações das contas do Instagram ou Facebook só serão utilizadas se o usuário vincular os perfis voluntariamente.

💬 “Se você quiser apenas usar o WhatsApp para mensagens e chamadas, nunca verá anúncios”, garantiu Alice Newton Rex, vice-presidente de produto do WhatsApp.

💰 Conteúdo exclusivo por assinatura
Além da publicidade, a plataforma passará a permitir que operadores de canais vendam assinaturas com conteúdos exclusivos para seguidores pagantes. A Meta informou que não cobrará taxas nesse início, mas deverá reter 10% das vendas futuramente.

📈 WhatsApp cresce como ferramenta de negócios
Embora relutante em inserir anúncios no passado — um dos motivos da saída dos fundadores Jan Koum e Brian Acton, em 2017 e 2018 —, a Meta vem desenvolvendo modelos de negócio alternativos para o WhatsApp. A plataforma se destaca em países como Índia e Brasil, onde ferramentas de pagamentos digitais e suporte a pequenos negócios ganham cada vez mais espaço.

Hoje, empresas já podem pagar para enviar mensagens a clientes que autorizaram o contato e se beneficiam de anúncios no Facebook e Instagram que redirecionam para o WhatsApp.

🧠 Investimento pesado em IA
As mudanças ocorrem enquanto a Meta investe fortemente em inteligência artificial (IA). Segundo fontes, a companhia aportou US$ 14,3 bilhões por uma participação de 49% na startup Scale AI, especializada em rotulagem de dados. Além disso, a Meta vem aprimorando modelos de linguagem usados em recursos de IA generativa integrados a seus aplicativos.

🔒 Privacidade como promessa
O WhatsApp segue com criptografia de ponta a ponta nas mensagens, o que impede a segmentação de anúncios com base em conteúdo de conversas. “Nosso desafio é equilibrar privacidade com geração de receita”, disse Newton Rex.

📊 Com 1,5 bilhão de acessos diários na aba "Atualizações", a Meta espera que os novos formatos ajudem a consolidar o WhatsApp não só como um canal de comunicação, mas também como uma plataforma de negócios e mídia. A exibição de anúncios será liberada gradualmente e pode levar algumas semanas para atingir todos os usuários.

Por Aline Dantas

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