O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito novo papa da Igreja Católica nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome de Leão XIV para liderar os mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo. A escolha foi anunciada pelo cardeal Dominique Mamberti, do balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano, encerrando oficialmente o período de Sé Vacante iniciado com a morte do papa Francisco.
✝️ Primeiras palavras como papa
Em sua primeira fala ao público como pontífice, Leão XIV saudou os fiéis com uma mensagem de paz e retomou os pilares do pontificado anterior:
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, declarou.
Com tom pastoral e progressista, o novo papa afirmou que deseja conduzir uma Igreja "sinodal, próxima dos que sofrem, e comprometida com a paz e a caridade".
Nascido em Chicago (EUA), Prevost é o primeiro papa norte-americano da história da Igreja — marco significativo em um país de maioria protestante. Além da nacionalidade americana, o pontífice também tem cidadania peruana, adquirida durante sua missão religiosa no país andino, onde foi nomeado bispo em 2015.
Durante o discurso inaugural, Leão XIV surpreendeu ao falar em espanhol, agradecendo à diocese peruana e rompendo com a tradição de uso exclusivo do italiano nas primeiras palavras papais.
📜 Continuidade e desafios
A eleição de Leão XIV reflete o desejo do colégio de cardeais de dar continuidade ao legado de Francisco, papa que faleceu em 21 de abril vítima de AVC e insuficiência cardíaca. A condução das reformas administrativas e o perfil pastoral de Francisco marcaram os 12 anos de seu papado, que agora ganha um sucessor com visão semelhante e histórico missionário.
Entre os desafios que Leão XIV terá de enfrentar estão:
- A queda global no número de fiéis;
- As tensões geopolíticas internacionais, com guerras em curso;
- A continuidade do papel diplomático da Santa Sé, iniciado com força sob Francisco, especialmente em conflitos como o da Ucrânia.
A fumaça branca que anunciou a eleição do novo pontífice surgiu na manhã desta quinta-feira (8), após duas rodadas com fumaça preta. O conclave seguiu o padrão dos anteriores, como os de 2005 e 2013, e concluiu o processo no segundo dia de votação, mesmo com o número recorde de 133 cardeais votantes.
O anúncio do tradicional “Habemus Papam” selou a eleição e abriu uma nova fase para a Igreja Católica, que terá em Leão XIV um líder com formação internacional, espírito missionário e uma visão de Igreja mais próxima dos fiéis.
“Obrigado, papa Francisco”, disse emocionado, ao final do discurso.
Por Aline Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário