Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2024 terminam nesta segunda-feira (1º)

Termina nesta segunda-feira (1º), o prazo para inscrições nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024. Estudantes já matriculados em faculdades participantes do programa podem se inscrever gratuitamente.

O Fies é uma iniciativa do governo federal que oferece financiamento para o pagamento de mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas. Para participar, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e atender a critérios de renda máxima.

Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta segunda-feira no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessar o sistema, é necessário utilizar os dados da conta gov.br, o login único dos serviços digitais do governo federal. Durante o cadastro, os candidatos devem fornecer informações sobre a composição do grupo familiar e dados de contato.

Resultado e próximos passos
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 4 de julho. Aqueles que não forem pré-selecionados na chamada única serão automaticamente inscritos na lista de espera. Os pré-selecionados deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para validar as informações declaradas na inscrição entre os dias 5 e 8 de julho. A documentação necessária pode ser entregue de forma física ou digital, conforme as regras de cada faculdade.

Após validar as informações na CPSA, os participantes têm até 10 dias para confirmar os dados com o banco que financiará suas mensalidades. Estudantes inscritos no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até meio salário mínimo estão dispensados de comprovar renda familiar junto à CPSA, mas devem comprovar outras informações.

Confira, abaixo, as datas do Fies 2024 para vagas remanescentes:
  • Inscrições: 27/06 a 01/07
  • Resultado: 04/07
  • Comprovação das informações dos pré-selecionados: 05 a 08/07
  • Resultado da lista de espera: 15/07

O que é o Fies?
O Fies é um programa do governo federal que facilita o acesso ao ensino superior em instituições particulares por meio do financiamento das mensalidades. O Ministério da Educação (MEC) abre inscrições para o Fies duas vezes ao ano, tanto para novos ingressantes quanto para vagas remanescentes destinadas a estudantes já matriculados. A participação no programa depende da adesão das instituições de ensino.

Por Nicolas Uchoa

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário