Você sabia que a fisioterapia pode ajudar no tratamento de suas dores?

Você está tomando medicamentos para alívio da dor, mas, ainda assim, continua a sentir dor? Para muitas pessoas, essa é uma possibilidade real. Porém, fique confiante: você não esgotou todas as opções. Você sabia que a fisioterapia pode ajudar no tratamento de suas dores?

Sim, o melhor medicamento pode ser seu próprio corpo. Este é o outro lado da equação mente-corpo. Sim, seus pensamentos, atitudes e estado emocional podem afetar o modo como você percebe fisicamente a dor. Mas as formas como você movimenta, manipula e conduz seu corpo também podem ser importantes para aliviar o desconforto, curar lesões e retirar o fardo de dor de sua mente.

Benefícios da fisioterapia
Uma das principais arma contra a dor física é a fisioterapia. Em sentido amplo, a fisioterapia refere-se a qualquer programa não medicamentoso que atue para devolver ao corpo sua condição anterior à dor.

A fisioterapia usa diversas técnicas que podem tanto ajudar a abrandar a dor como rejuvenescer o corpo para que ele se torne menos propenso à dor. E pode até mesmo torná-lo mais forte e resistente do que tem sido há anos.

“O alívio da dor é o primeiro objetivo da fisioterapia, mas é só um começo”, diz o Dr. Richard Materson, professor clínico de Medicina Física e Reabilitação, na Universidade do Texas e na Faculdade de Medicina Baylor, e vice-presidente de desenvolvimento médico do Sistema de Cuidados de Saúde Memorial Hermann, em Houston, EUA. “Uma vez que a dor esteja sob controle, você pode começar a trabalhar para melhorar sua função global.”

A função global é um problema, porque, quando você está sentindo dor, seu corpo sofre de maneiras muito além da própria dor. Mesmo uma dor que permanece apenas por pouco tempo faz você conduzir seu corpo de forma diferente. É natural: você quer evitar movimentos ou posições que a tornam pior, e então manca, anda encurvado, protege os músculos – faz o que for preciso para manter o incômodo ou a dor a distância.

O problema é que isso pode causar um efeito dominó de reações por todo o corpo. Se você manca para evitar pressão sobre um joelho dolorido, aplicará mais pressão sobre o outro, que pode começar a doer também; isso altera sua marcha, põe tensão extra sobre seus quadris e assim por diante. 

A fisioterapia tenta quebrar esse ciclo de dor sobre dor, ao se concentrar em vários objetivos:

1. Reduzir a dor
Em última instância, a fisioterapia tem por objetivo aliviar a dor a longo prazo. Mas é importante primeiro deter a dor que você sente agora, a fim de que você fique fisicamente confortável para participar da terapia. Mesmo que você já use medicação e métodos mente-corpo, a fisioterapia tem suas próprias técnicas para o alívio da dor.

2. Restaurar o movimento normal
Se a sua postura ou movimentos estão desorganizados por causa da dor, voltar a padrões naturais é a prioridade. Em muitos casos, um lento aumento da tensão causado por uma mecânica corporal imprópria é o que desencadeia a dor. A fisioterapia ajuda a orientar corretamente os movimentos do corpo por meio de várias atividades, o que evita que eles causem esforço ou tensão anormais e torna você menos vulnerável à dor e à lesão.  

3. Aumentar a força
Quando você está lidando com uma dor crônica, pode não ter muita vontade de se exercitar. Mas manter os músculos ativos os conserva fortes. Músculos fortes envolvem e dão suporte a áreas do corpo propensas à dor, como as costas e as articulações, e tornam mais fácil realizar tarefas simples, como subir escadas ou amarrar os sapatos.  

4. Aumentar a resistência
À medida que recupera os movimentos normais e fortalece os músculos, você pode colocar todo o corpo em melhores condições. É comum perder a forma quando incapacitado pela dor crônica. Mas exercícios simples, como caminhar, podem fortalecer o seu sistema cardiovascular e tonificar os músculos, aumentando sua resistência à dor.

5. Aumentar a autoconfiança
A fisioterapia é uma forma de terapia comportamental. Os pacientes percebem, pelas suas próprias realizações – mais força, resistência e amplitude de movimentos –, que podem ter sucesso em tarefas difíceis.

A fisioterapia pode não ser apropriada para todos os tipos de dor. Alguns médicos, por exemplo, acreditam que ela atue pouco no alívio de uma dor por compressão ou lesão de nervos. Mas mesmo nesses casos a fisioterapia provavelmente não é prejudicial.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis