Fóssil de peixe da Chapada do Araripe é devolvido ao Ceará após venda ilegal na Itália

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) resultou em mais uma repatriação de fóssil brasileiro retirado clandestinamente do país. Com mais de 100 milhões de anos, a peça histórica é datada do período Cretáceo, e estava sendo comercializada de forma ilegal, por meio de um site de leilões, na Itália. O pedido de devolução do espécime é resultado de procedimento instaurado pelo MPF em Juazeiro do Norte (CE), em 2020. O artefato chegou à Procuradoria-Geral da República nessa quarta-feira (16), por intermédio de atuação da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do MPF. A peça está avaliada em quase 3 mil euros (R$ 16 mil, aproximadamente) e sua origem é a Chapada do Araripe, localizada no Cariri cearense.

Após a repatriação, o pequeno peixe fossilizado deve ser encaminhado à Universidade Regional do Cariri (Urca), onde passará a compor o acervo do museu gerido pela instituição. “Esse é um patrimônio da nação brasileira que se encontrava no exterior de forma clandestina. Tem grande relevância científica, arqueológica e financeira. Sua repatriação vai permitir o trabalho de pesquisadores brasileiros e internacionais, assim como a divulgação e a apresentação em museus brasileiros”, pontuou o procurador da República responsável pelo caso, Rafael Ribeiro Rayol.

A Urca é responsável pela gestão do Geoparque Araripe, museu de paleontologia que reúne importante acervo de registros geológicos do período Cretáceo presentes na região, e é reconhecido pela Unesco como o primeiro geoparque das Américas. O artefato recuperado pelo MPF pertence ao grupo de formação fóssil Santana, um dos principais sítios paleontológicos do mundo e reconhecidamente uma das jazidas fossilíferas com a maior diversidade de material excepcionalmente preservado. Na peça, por exemplo, é possível notar a riqueza de detalhes de tecido mole e até as escamas do peixe.

Retirada ilegal
De acordo com Rafael Rayol, ainda não está esclarecido como a peça foi retirada do Brasil. No entanto, essa é uma prática que já se tornou comum, ao passo que em alguns países a comercialização dessas peças é legalizada. O procurador destaca que existem dezenas de procedimentos de repatriação de fósseis brasileiros tramitando em, pelo menos, outros seis países, além da Itália: França, Alemanha, Holanda, Espanha, Japão e Coreia do Sul. Na maioria dos casos, segundo Rayol, a venda ilegal dos objetos é denunciada por pesquisadores que os encontram em leilões, coleções particulares, ou, até mesmo, sendo expostos em museus pelo mundo.

O pequeno peixe preservado pelo tempo é mais uma peça histórica recuperada pelo MPF, entre milhares de outras. Em 2021, o Ministério Público obteve decisão favorável pela Justiça francesa para a repatriação de quase mil fósseis também oriundos da Chapada do Araripe. O material inclui 34 caixas contendo 345 pedras de animais fossilizados e 648 pequenos quadrados de animais e plantas em formato de fóssil.

Conforme consta nos autos, os fósseis foram apreendidos em agosto de 2013, no porto de Havre, que é um dos principais da França, localizado na região da Normandia. Sobre este caso, Rayol adiantou que as 998 peças devem retornar ao Brasil em maio deste ano.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis