Colesterol LDL: quando é considerado alto e como diminuir?

Uma substância que constantemente aparece em conversas sobre saúde é o colesterol. Esse tipo de gordura, presente na estrutura das membranas celulares, é um composto fundamental para o bom funcionamento do organismo. Porém, dependendo do tipo, suas taxas podem representar um perigo à saúde. É o caso do colesterol LDL, também conhecido como "colesterol ruim".

Entenda o que é o colesterol LDL, qual é a sua diferença do HDL, por que seus níveis elevados no sangue são prejudiciais ao corpo e o que fazer para evitar o colesterol alto.

O que significa colesterol LDL?
O colesterol LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, conhecido popularmente como colesterol "ruim".

"Essa fração do colesterol total se acumula nas paredes das artérias sanguíneas e, quando seus níveis estão elevados, aumenta no mesmo sentido o risco de desenvolver doenças coronárias - como a insuficiência arterial, o infarto do miocárdio ou o derrame cerebral", explica o endocrinologista do Hospital Santa Catarina, Ricardo Rienzo.

O colesterol é uma gordura produzida naturalmente pelo corpo e também consumida pela alimentação. "O nosso organismo produz no fígado cerca de 70% de todo o colesterol. O que comemos é responsável pelos outros 30%", explica Ricardo Rienzo.

Além do fígado, nervos, coração, intestinos, pele, cérebro e músculos são regiões que abrigam placas de colesterol pelo corpo. "Cerca de 70% do colesterol produzido pelo nosso corpo é usado para originar alguns hormônios, como: vitamina D, cortisol, estrogênio, testosterona e ácidos biliares", indica Rienzo.

Entretanto, quando consumimos alimentos com alto teor de gordura, o fígado produz mais colesterol do que o necessário e isso ocasiona a alteração do nível normal para um que não é saudável.

Colesterol LDL é bom ou ruim?
Existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL, cujas siglas remetem às características de ambos.

O high-density lipoprotein (lipoproteína de alta densidade, o HDL) é o chamado "colesterol bom" por apresentar uma menor propensão à aterosclerose, de acordo com o MSD Manuals. As partículas de colesterol HDL são menos fáceis de se depositarem das paredes dos vasos sanguíneos.

Em contrapartida, o low-density lipoprotein (lipoproteína de baixa densidade, o LDL) é conhecido como "colesterol ruim" por sua facilidade para a aterosclerose. "A aterosclerose é a formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes internas das artérias, o que causa obstruções que impedem o fluxo sanguíneo, a principal causa de infartos, acidentes vasculares e doença arterial periférica", aponta Rienzo.

Colesterol LDL alterado, o que significa?
O colesterol total alto não apresenta nenhum sintoma específico - como dor, inchaço ou outro tipo de manifestação no corpo. Por isso, é importante ter atenção e realizar o exame de sangue para medir periodicamente os níveis de colesterol total. Os valores de referência do colesterol total desejável para homens e mulheres, com ou sem jejum, devem ser inferiores a 190 mg/dl.

Falando especificamente do colesterol LDL, o valor considerado normal deve ser abaixo dos 130 mg/dL de sangue. Em pessoas com algum quadro de risco cardiovascular, os níveis não devem ultrapassar os 70 mg/dL. "Lembrando que tanto as altas taxas de colesterol quanto as muito baixas são prejudiciais para a saúde."

Como diminuir o colesterol LDL
Os cuidados com o colesterol envolvem a adoção de uma alimentação balanceada, sem o consumo exagerado de gorduras e açúcar, além de evitar o sedentarismo. "Para as pessoas com diabetes, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Elas apresentam de três a quatros vezes mais riscos do que as pessoas não diabéticas que apresentam riscos de aterosclerose."

É importante procurar ajuda especializada e receber orientações sobre possíveis medicamentos a serem usados em paralelo à dieta e às atividades físicas para baixar os níveis de colesterol.

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis