Malcom decide na prorrogação contra Espanha, e Brasil é bicampeão olímpico

O Brasil venceu a Espanha por 2 a 1 na prorrogação e conquistou hoje (7) a medalha de ouro do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O gol decisivo foi feito por Malcom aos dois minutos do segundo tempo da prorrogação, depois de Matheus Cunha e Oyarzabal marcarem no tempo normal no Estádio Internacional de Yokohama.

Este é o bicampeonato olímpico da seleção brasileira, que conquistou o inédito ouro na modalidade depois de 12 tentativas na Rio-2016 e agora se candidata a potência com apenas um título a menos do que Hungria e Grã-Bretanha e os mesmos dois que ostentam Argentina, União Soviética e Uruguai. Que venha Paris-2024!

Destaque nos 90 minutos
Matheus Cunha era dúvida até momentos antes de a bola rolar por causa de uma contratura muscular na coxa esquerda que o fez desfalque contra o México. Mesmo sem estar 100%, foi escalado e teve atuação importante em Yokohama. Ele fez o gol num lance típico de centroavante no primeiro tempo e incomodou a defesa espanhol com movimentação constante e passes para abrir a marcação. O jogador mais importante (e artilheiro) do ciclo olímpico não podia ficar fora da decisão. Foi substituído entre o tempo normal e a prorrogação mesmo jogando bem.

O herói da prorrogação
Malcom foi o último convocado a se apresentar ao grupo do técnico André Jardine e só foi acionado hoje no lugar de Matheus Cunha para a prorrogação. Em poucos minutos mostrou a falta que um jogador com fôlego fazia e empilhou chances de gol. Em uma delas, com lançamento preciso de Antony, fez o gol do título que tanto brigou para disputar.

Pênalti perdido e nervosismo
Artilheiro das Olimpíadas, Richarlison aparentou nervosismo ao longo da partida. No primeiro tempo, por exemplo, foi o jogador que mais cometeu faltas — uma delas, sobre Eric Garcia, gerou cartão amarelo aos 30 minutos, o que fez com que ele medisse a intensidade em todos os lances. O camisa 10 ainda isolou uma cobrança de pênalti e não conseguiu dar fluidez às jogadas que participou.

Duelo estratégico
Nenhuma das seleções abriu mão de sua forma de jogar no primeiro tempo, o que significa que foi uma disputa intensa pela posse de bola desde os primeiros minutos. Enquanto a Espanha congestionou o meio-campo para fazer uma marcação avançada, criar linha de passe e ter chances de gol a partir de erros, o Brasil viu logo cedo que a alternativa para sair desse sufoco seria pelos lados, com Antony e Guilherme Arana bem abertos nas costas dos volantes com o apoio de Daniel Alves e Claudinho mais recuados.

Richarlison teve uma oportunidade que pegou na rede pelo lado de fora depois de um passe de Arana, a Espanha também incomodou com um cabeceio de Oyarzábal que Diego Carlos salvou em cima da linha, mas o jogo só começou a desenrolar depois da metade do primeiro tempo a favor do Brasil. Aos 33 minutos, Matheus Cunha foi atingido na área pelo goleiro Unai Simón depois de uma bola levantada em falta lateral pela esquerda e o árbitro marcou pênalti com auxílio do VAR.

Richarlison isolou a cobrança, mas o momento do jogo já mostrava superioridade da equipe, que abriu o placar já nos acréscimos em uma jogada com participação de Claudinho e Daniel Alves concluída por Matheus Cunha. A estratégia deu certo, tanto é que a Espanha já mudou dois jogadores no intervalo. O jogo ficou mais aberto no segundo tempo e o Brasil teve duas chances logo de cara: com Antony após passe de Bruno Guimarães e outra em que Matheus Cunha deu um pique e tocou para Richarlison, que driblou e chutou, mas bateu no travessão.

O problema é que as mudanças da Espanha deram resultado, porque foi numa jogada de Soler que Oyarzabal empatou o placar com um golaço. O jogo ficou incômodo a partir deste momento, mas as melhores chances apareceram só na reta final, em finalizações de Soler e Bryan Gil na trave. Enquanto o Brasil não fez alterações e terminou o tempo normal desgastado fisicamente, a Espanha empilhava chances.

Como foi a prorrogação
Jardine lançou Malcom no intervalo após o tempo normal, enquanto Luis De la Fuente refrescou as laterais. O Brasil voltou mais intenso e teve chances com o próprio Malcom numa trama com Arana e Claudinho, com Claudinho num chute de fora da área depois de erro espanhol na saída de bola e com Arana para defesa de Simón. Reinier entrou no segundo tempo da prorrogação. Aos dois minutos, um contra-ataque em velocidade mostrou que o domínio do Brasil nesta etapa do jogo não era à toa e o segundo gol foi marcado por Malcom após lindo lançamento de Antony. Depois foi só segurar e correr para o abraço.

Final com público
Apesar de não ser permitida a entrada de público, pelo menos 500 credenciados assistiram ao jogo e muitos torceram. O comitê organizador escolhe alguns eventos nos quais podem entrar credenciados dos comitês olímpicos. Os jogos mais recentes de vôlei foram assim e hoje também. Os gritos a favor do Brasil vinham principalmente de funcionários do COB que atuam nos bastidores, e ainda comissões técnicas que seguem em Tóquio, como os que acompanham Rebeca Andrade, que será porta bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento.

Além disso, brasileiros que trabalharam nos Jogos em diversas áreas também compareceram ao jogo. Na arquibancada estavam credenciados de Marrocos, Romênia, Grã-Bretanha, Índia e Hungria, entre outros países, que não perderam a chance de ver uma final de futebol, além de pelo menos três torcedores com camisas do Flamengo.

Os gols
Matheus Cunha balançou as redes aos 46 minutos do primeiro tempo. Numa jogada pela esquerda, Claudinho virou o jogo da esquerda e Daniel Alves recuperou praticamente em cima da linha para servir o camisa 9 dentro da área, com finalização sem defesa. A Espanha conseguiu o empate aos 14 minutos da etapa complementar, numa descida de Soler nas costas de Guilherme Arana em que o cruzamento encontrou Oyarzabal por trás do outro lateral, Daniel Alves.

Aos dois minutos do segundo tempo da prorrogação, Antony iniciou contra-ataque na defesa e lançou Malcom em velocidade. Um dos únicos jogadores descansados do Brasil fintou Eric Garcia e bateu com categoria para fazer o gol da vitória do Brasil.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis