Crato realiza barreira sanitária a partir desta sexta-feira (13), com o objetivo de impedir a transmissão da variante delta

A Secretaria Municipal de Saúde e da Célula da Vigilância Sanitária, em parceria com o Governo do Ceará e os órgãos de fiscalização, realiza a partir desta sexta-feira, 13, barreiras sanitárias na rodoviária, com o objetivo de desenvolver ações de controle da transmissão da variante delta, tipo mais contagioso do coronavírus.

Além de testagem por amostragem da população que desembarca no município, serão realizadas ações de Educação em Saúde sobre o tema. As ações visam, principalmente, os viajantes oriundos do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, por já terem confirmada a presença da variante.

A Unidade de Referência Covid-19, de Crato, realizará o atendimento dos sintomáticos, que deverão fazer, obrigatoriamente, a autoquarentena de 14 dias.

O que é a variante delta?
A variante delta é uma versão do novo coronavírus, o Sars-Cov-2, com mutações que a tornaram mais eficiente para invadir as células humanas, o que acelera o ciclo de replicação e transmissão. Inicialmente denominada B.1617.2, passou a ser chamada pela quarta letra do alfabeto grego por ser a quarta variante de preocupação reconhecida pela OMS e para tornar a discussão mais acessível aos leigos.

Mutações são modificações aleatórias que surgem durante o processo de replicação do invasor original dentro de uma célula infectada. Na maioria das vezes, elas não conferem vantagem alguma ao vírus, ou seja, não vingam. Mas, quando há melhoria para o ciclo de vida do vírus, a nova versão se torna mais prevalente por seleção natural.

Por Samuel Pinheiro

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis