Ceará recebe mais de 135 mil doses de vacinas para imunização contra a Covid

O 46º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará na noite desta segunda-feira (19), e já foi encaminhado para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Foram recebidas 84.600 doses da CoronaVac/Butantan e 50.700 da AstraZeneca/Fiocruz. Outra remessa, com 202.500 doses da AstraZeneca e 52.650 da Pfizer/ BioNTech, está prevista para chegar na noite desta terça-feira (20).

O governador Camilo Santana ressaltou que a chegada desse novo lote é importante para o Ceará e que segue na luta por mais vacinas para todos os cearenses. “Já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, um novo lote de vacinas contra a Covid que recebemos nesta noite. São 135.300 doses no total, sendo 50.700 doses da AstraZeneca (Consórcio Covax/Facility) e 84.600 da CoronaVac. Amanhã, às 22h, vamos receber mais 52.650 doses da Pfizer e outras 202.500 da AstraZeneca (via Fiocruz)”, registrou via redes sociais.

As doses da CoronaVac foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e as da AstraZeneca foram recebidas via consórcio Covax Facility, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros a fim de ampliar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses na vacinação da população cearense em geral.

A distribuição dos imunizantes para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas, depois da chegada do material à Capital. Já o agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacinômetro
No último fim de semana, o Ceará completou seis meses de vacinação contra a Covid e, até o momento, 5.793.968 doses foram recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

O Vacinômetro da Sesa registra que, até às 17 horas desse domingo (18), foram aplicadas mais de cinco milhões de doses. Com isso, 3,6 milhões de cearenses receberam a primeira dose. Quase 1,3 milhão de cearenses já completaram o esquema vacinal com a segunda dose, além dos 141 mil que foram imunizados com a dose única da Janssen.

O Estado está entre os líderes em aplicação de D1 no Nordeste, com aproximadamente 40% da população vacinada. E também está entre os líderes nacionais em proporção de utilização das doses recebidas com 89%. Os dados são do Consórcio dos Veículos de Imprensa.

Mais Vacinas
Para reforçar a imunização dos cearenses, o Governo do Ceará negocia com a farmacêutica Sinovac e o Instituto Butantan, vinculado ao Governo de São Paulo, para aquisição direta de 3 milhões de doses da CoronaVac. O Estado também aguarda receber o primeiro lote da Sputnik V nas próximas semanas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis