Em Brasília, Camilo articula aquisição de vacinas para complementar plano de imunização no Ceará

Com o intuito de articular a aquisição direta para o Ceará da vacina russa Sputinik V, em complemento ao Plano Nacional de Imunização (PNI), o governador Camilo Santana esteve durante toda essa terça-feira (2) em Brasília. Ele participou de reunião com o presidente da União Química, Fernando de Castro Marques, representante da vacina russa no Brasil, ao lado de outros governadores do País.

“A União Química já está em processo de transferência de tecnologia para produzir a vacina aqui. Mas antes disso, a marca russa dispõe de um contrato de 10 milhões de doses da vacina já produzida na Rússia, que serão compradas pelo Ministério da Saúde nesse primeiro momento, e com entrega prevista para os próximos 90 dias. Onde tiver vacina disponível para ampliar o Plano Nacional de Imunização, nós temos orçamento e vamos comprar. Nosso maior objetivo é de que a vacina chegue mais rápido aos cearenses. E ela é a única forma de evitar a doença e as mortes, e assim possamos retomar à nossa normalidade”, ressaltou Camilo Santana sobre a importância de colocar a intenção dos Estados brasileiros de adquirir o produto.

O governador do Ceará garantiu que comprará o que estiver disponível nos laboratórios, fornecedores e fabricantes para o Estado avançar com a vacinação. “Temos negociação aberta com a Pfizer, fechamos acordo com o Butantan, e fizemos contato com laboratórios na China, porém ainda nenhuma está disponível para compra no momento. Até mesmo porque nós precisamos ter a autorização do Congresso Nacional e da Justiça do Brasil para comprar essas vacinas de forma direta, recurso o Estado do Ceará tem”, afirmou o governador, que complementou a fala, informando sobre o acordo de equidade dos Estados, no caso das compras diretas de vacinas. “Há uma acordo entre os governadores dos Estados, que, todas as vacinas que forem compradas iriam para o PNI, e distribuídas a todos os Estados, pois queremos equidade na distribuição desses imunizantes para toda a população brasileira”, explicou.

Reunião na Câmara dos Deputados
Em um segundo momento, o governador se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e destacou que, nesse momento o Brasil precisa se unir. “Nesse momento nós precisamos nos unir para combater um inimigo comum, que é o vírus, proteger a população e salvar vidas. E o Congresso Nacional tem um papel muito importante nessa interlocução e nesse equilíbrio do momento do Brasil. A iniciativa do deputado Arthur Lira é muito importante, todos nós governadores nos colocamos à disposição de contribuir nesse processo”, disse o governador do Ceará. Alguns dos pontos discutidos foram a aquisição de vacinas, auxílio emergencial, orçamento para a saúde e a retomada da economia pós pandemia.

“Foi sugerida a criação de um Fórum ou um Comitê permanente para discutir essas situação entre Congresso e os Estados, não só dos termos que estão no Congresso Nacional, como a reforma tributária, e outros processos que estão em tramitação, para assim manter o diálogo aberto e encaminhar essas demandas, e construirmos saídas que possam afetar menos a economia, mas principalmente proteger a vida dos brasileiros”, finalizou Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis