Novo lote com mais 49.200 doses de vacinas contra a Covid chega ao Ceará

O avião com 49.200 doses da vacina contra a Covid-19, CoronaVac/Butantan, pousou no final da noite desta quarta-feira (24) no Aeroporto de Fortaleza. O governador Camilo Santana aproveitou a ocasião e lembrou da importância do Estado seguir avançando na campanha de vacinação. “Recebemos agora mais um lote de vacinas contra a Covid. São 49.200 doses da CoronaVac/Butantan. Nesta manhã já havíamos recebidos 80.500 doses da AstraZeneca/Oxford, que estão sendo distribuídas na Capital e aos municípios do interior para acelerar o processo de imunização em todo o Estado, totalizando 129.700 unidades nesta quarta-feira (24)”, informou.

Seguindo o planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), todo o lote recebido pela manhã (80.500 da AstraZeneca/Oxford) somada à metade do lote dessa noite (24.600 de CoronaVac/Butantan), totalizando 105.100 doses, será usado para aplicar a primeira dose em pessoas dos grupos prioritários. As 24.600 doses restantes da Coronavac recebidas na noite dessa quarta-feira (24) serão reservadas para a segunda dose do mesmo grupo. A vacinação prioritária para os profissionais de saúde e idosos com mais de 75 anos prossegue na primeira fase.

Após a chegada das vacinas, o lote imediatamente seguirá para a distribuição aos municípios cearenses para dar continuidade à vacinação. As doses serão levadas via transporte aéreo e terrestre para as 22 áreas descentralizadas de saúde e de lá as secretarias municipais de Saúde, responsáveis pela aplicação dos imunizantes, retiram a quantidade reservada para cada município.

Comprar mais vacinas
Camilo falou ainda que, mesmo tendo buscado entendimento com o Ministério da Saúde para que as vacinas contra a Covid-19 sejam enviadas o mais rápido possível e em grande quantidade para os Estados, o Governo do Ceará segue desde o ano passado conversando com diversos laboratórios para a aquisição direta de vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização não seja suficiente.

“Informo aos cearenses que enviamos ofício para a Pfizer; assinamos memorando de entendimento com o Instituto Butantan; temos conversado constantemente com a Fiocruz; e feito contato com laboratórios chineses que têm produzido o imunizante. Além disso, por meio do Consórcio Nordeste, estamos em tratativas com o fabricante da vacina Sputnik, da Rússia. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses estejam imunizados”, explicou o governador.

Vacinômetro
Até meio-dia desta quarta-feira (24), foram vacinados 323,693 mil cearenses. E dos vacinados, 265.157 pessoas receberam a primeira dose e 58.536 já receberam a segunda.

Manter a precaução
Mesmo com a chegada de mais vacinas, o governador salientou que é preciso manter o cuidado e a prevenção até que seja possível vacinar todas as pessoas. “A forma mais eficaz de conter a multiplicação desses casos é seguir o isolamento social e continuar com a imunização. E até a vacinação de todos, só há um caminho: a prevenção. A situação é grave, mas juntos iremos conseguir superar”, comentou Camilo.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis