Mais de 204 mil doses de vacina contra Covid-19 foram aplicadas no Ceará

O Ceará registrou 204.945 doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria de Saúde do estado (Sesa), divulgado nesta quinta-feira (11). O número representa 73,1% das 280.343 doses distribuídas. No estado, são utilizadas as vacinas CoronaVac e Astrazeneca/Oxford.

Três municípios já aplicaram 100% das doses distribuídas, já considerando o quarto lote que chegou no Ceará no último dia 6, são eles: Nova Russas, Mucambo e Ibicuitinga, todos no interior.

Confira as datas e quantidades dos lotes que chegaram ao estado:

Primeiro lote. 18 de janeiro: 229 mil doses da CoronaVac
Segundo lote. 23 de janeiro: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca
Terceiro lote. 25 de janeiro: 33.200 doses da CoronaVac
Quarto lote. 6 de fevereiro. 115 mil doses da Coronavac

Vacinação suspensa em Juazeiro do Norte
A cidade de Juazeiro do Norte suspendeu a vacinação contra a Covid-19 em idosos alegando doses insuficientes para o grupo. Em contrapartida, a cidade começou a aplicar a segunda dose de imunizante nos profissionais de saúde - mais de 60% das 10.700 pessoas desse grupo já tomaram a primeira dose. A cidade do Rio de janeiro corre o risco de interromper a vacinação por falta de vacina e Salvador já suspendeu o cronograma.

Juazeiro do Norte é o terceiro município mais populoso do Ceará e principal da Região Metropolitana do Cariri, no Sul do estado. São 276.264 habitantes na cidade. Antes da pandemia, recebia milhares de fiéis de Padre Cícero de várias partes do país, a cada ano, em missas e romarias. Com a Covid-19, esses eventos se tornaram virtuais ou tiveram limitação de público.

As 4.737 doses disponíveis da CoronaVac no município serão aplicadas como 2ª dose em profissionais que trabalham em hospitais e já receberam a primeira dose do imunizante. "O tempo da vacinação entre a primeira e a segunda dose é de 14 a 21 dias, então temos profissionais que já estão nesse espaço de tempo, e a gente vai iniciar também a segunda dose", afirmou nesta quinta-feira (11) a secretária da Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque.

Há 9 mil idosos no grupo prioritário e as 1.730 doses da vacina Oxford/AstraZeneca não foram suficientes sequer para aplicar em todos os acamados.

A previsão é de que a vacinação de idosos em Juazeiro do Norte fique suspensa por uma semana, quando deve chegar um novo lote da CoronaVac, segundo a secretária.

"Tem uma previsão do estado de que na próxima semana a gente vai receber [novas doses da vacina], e a gente vai informar a população, vai retomar a vacinação. A nossa prioridade é vacinar o mais rápido possível", diz.

Conforme plano nacional de imunização, são priorizadas na primeira etapa profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia e idosos com 75 anos ou mais.

Em Juazeiro do Norte, os grupos prioritários devem agendar a vacinação por meio do telefone 0800 494 0277. A ligação deve ser feita entre segunda e sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e de 13h30 às 17h30.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário