Mais Nutrição: doações para famílias cearenses ultrapassam 600 toneladas

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Nutrição, continua realizando a distribuição dos alimentos cedidos pelos permissionários da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE). Desde o início da ação, em junho de 2019, até o momento, já foram realizadas a doação de 601.692 quilos de frutas, legumes e verduras, além de polpas e mix de preparo de alimentos, promovendo a segurança alimentar e nutricional de cerca de 27 mil cearenses e combatendo o desperdício de alimentos.

“O Mais Nutrição nasceu com a necessidade de promover uma boa alimentação para os mais vulneráveis e de combater o desperdício de alimentos. Fundamental para o sucesso do programa é o envolvimento de todos os parceiros da ação, que vem garantindo que famílias beneficiadas com os alimentos continuem nutrindo seus filhos”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará e do Mais Nutrição.

Atualmente, a iniciativa beneficia aproximadamente 16 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de 91 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, além de já ter ofertado doações para 31 municípios do Estado com necessidades diversas: vítimas de enchentes, entidades artesanais, artistas circenses, instituições que atendem pessoas em situação de rua, crianças com câncer e fissura lábio-palatal e famílias atendidas pelo Mais Infância.

Um rigoroso trabalho de prevenção e higienização é feito diariamente para garantir alimentação saudável aos beneficiados, com os profissionais do projeto reforçando a atenção na manipulação dos alimentos. As entidades recebem as doações mediante marcação prévia, em horários diferentes, a fim de evitar aglomeração, além de serem orientadas a agendar o repasse para as famílias.

A agricultora quilombola Cristiane Freitas (37), que reside na comunidade Boqueirão da Arara, em Caucaia, é uma das beneficiadas com a doação de alimentos. Mãe de três filhas, ela destaca a importância do projeto na nutrição das famílias atendidas. “A dificuldade em adquirir frutas e verduras é grande, principalmente nessa pandemia, ainda mais com a crise financeira que vivemos no país. Ter esses alimentos para suprir as necessidades nutricionais da minha família é gratificante”, enfatiza.

O Mais Nutrição tem a parceria permanente da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece) e do Grupo M. Dias Branco, além dos parceiros espontâneos da iniciativa privada. A ação é realizada pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Desenvolvimento Agrário (SDA) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e apoio do Instituto Agropolos do Ceará. Em breve, 38 instituições do Cariri serão atendidas pelo programa. 

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis