UFCA inicia geração solar de energia a partir de sua usina fotovoltaica

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) começou a gerar energia a partir de sua usina solar fotovoltaica de 222,6 kWp em 30 de outubro. A usina, composta por um total de 636 módulos fotovoltaicos, está instalada no campus Juazeiro do Norte, na cobertura dos blocos J, L e N.

A instalação dos 636 módulos da usina solar nos prédios do campus ocorreu de 31 de agosto a 9 de outubro de 2020. Em seguida, foram realizados os trâmites necessários junto à Enel, companhia de rede elétrica local, e a geração de energia começou no dia 30 de outubro.

A geração solar fotovoltaica totaliza 222,6 kWp, que, de acordo com o chefe da Divisão de Eficiência Energética da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), o engenheiro André Wagner de Barros Silva, baseando-se no histórico de consumo de antes da pandemia, a previsão é de que essa potência atenda entre 20 a 30% do consumo mensal de energia do campus Juazeiro do Norte. Neste período de pandemia, em que as atividades presenciais estão suspensas, está havendo uma economia de energia de 50%.

O investimento total na usina foi de R$ 1.025.682,84 e o tempo de retorno estimado, segundo a Dinfra, é de 5 anos.

Informações técnicas da Usina Solar Fotovoltaica da UFCA:

• Potência total de módulos: 222,6 kWp
• Potência total de inversores: 180 kW
• Quantidade de módulos por prédio: 212 unidades
• Quantidade total de módulos: 636 unidades

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis